Blizzard_Battle.net_

Alguns jogadores que tentavam jogar vários títulos populares da Blizzard se depararam com erros inesperados ontem à noite, quando o serviço Battle.net do desenvolvedor e do editor se tornou alvo de um ataque DDOS que levou a interrupções generalizadas. O ataque levou a problemas de login e baixa latência para jogadores em uma variedade de jogos da Blizzard, incluindo seu MMO de grande sucesso World of Warcraft e o shooter free-to-play Overwatch 2.

Para quem não sabe, um ataque DDOS é uma tentativa de deixar um servidor, serviço ou infraestrutura indisponível, fora de serviço. Ele se aproveita dos limites de capacidade do serviço online e envia tráfego de diversas fontes com o objetivo de bombardear e sobrecarregar o servidor, deixando-o fora do ar. Com isso, os usuários reais não conseguem acessar o serviço.

Lançado em 1996 poucos dias antes do lançamento do Diablo original, o serviço Battle.net da Blizzard é um balcão único para jogadores que procuram explorar e jogar o vasto catálogo de jogos da desenvolvedora.

O serviço de PC serve como um lançador (assim como a Steam), vitrine e serviço social, com o aplicativo Battle.net funcionando como um hub para lançar a maioria dos jogos da Blizzard, enquanto os servidores Battle.net hospedam os jogos da desenvolvedora no PC e nos consoles.

Overwatch 2
Overwatch 2 (Imagem – Blizzard).

Embora muitos títulos desenvolvidos pela Blizzard, como Overwatch 2, exijam que os usuários tenham uma conta Battle.net mesmo quando jogam em consoles, não há nenhum requisito Battle.net para Call of Duty: Modern Warfare 2 – embora os jogadores ainda precisem ter um ID Activision.

Os jogadores começaram a relatar problemas com a funcionalidade online em muitos dos jogos da Blizzard na noite passada, fazendo da conta do Twitter um suporte ao cliente norte-americano da Blizzard Entertainment postando soluções de problemas para os jogadores afetados.

As interrupções incluíam desconexões ao entrar em World of Warcraft e Overwatch 2, bem como alta latência e tempos de login lentos em geral em todo o serviço.

O suporte da Blizzard acabou identificando o problema como sendo causado por um ataque DDOS e afirmou que estava “trabalhando ativamente para mitigar esse problema”.

Um acompanhamento postado algumas horas depois afirmou que os ataques haviam terminado, aconselhando os jogadores a tentarem entrar em seus jogos novamente.

Embora a consolidação da Blizzard de seus serviços online no Battle.net facilite a rápida formação de equipes com amigos online, ter todos os seus jogos rodando no mesmo back-end também pode causar dores de cabeça aos jogadores quando tudo não funciona como planejado.

Infelizmente, as interrupções do Battle.net não são uma ocorrência totalmente incomum e podem deixar os jogadores frustrados quando não conseguem entrar em seus jogos favoritos.

Mais de 12 horas depois que a equipe de suporte ao cliente da Blizzard twittou que este último problema havia sido resolvido, alguns jogadores ainda estavam relatando problemas, com um usuário afetado implorando a desenvolvedora para “corrigir, gostaria de jogar Diablo, obrigado” depois de horas encontrando erros.

Embora esta série de problemas de serviço com o Battle.net pareça estar resolvida para a maioria dos usuários neste ponto, o fato de que um único ataque DDOS pode causar problemas em tantos títulos ilustra as desvantagens de manter os serviços online da Blizzard em um só lugar.