Parece que a Gearbox Software ainda tem muito trabalho a fazer quando se trata de otimizar Borderlands 4. Até mesmo donos de PCs potentes não conseguem atingir FPS estáveis e estão enfrentando travamentos.
O YouTuber Compusemble testou o jogo em hardware de ponta — uma NVIDIA GeForce RTX 5090 combinada com um AMD Ryzen 7 9800X3D e impressionantes 64 GB de RAM. Para ter uma ideia completa das capacidades gráficas do jogo, ele o executou com diversas configurações diferentes. Em resolução nativa 4K, o jogo teve uma média de 55 FPS, enquanto em 1440p e 1080p, ele conseguiu 88 FPS e 110 FPS, respectivamente.
“Borderlands 4 foi testado nas configurações máximas em 4K nativo, 1440p e 1080p, com a geração de quadros desligada. Eu ia testar uma parte posterior do jogo, mas o jogo travava constantemente, então desisti e testei essa parte. Ainda dá para ter uma boa ideia do desempenho ruim do jogo nos componentes mais potentes de PC em 2025.”
Compusemble
O jornalista da PC Gamer, Nick Evanson, relatou ter enfrentado o mesmo problema. Usando uma RTX 5090 e um Ryzen 9 9950X3D nas configurações máximas, ele notou taxas de quadros caindo para 40 FPS em ambientes internos, travamentos frequentes no desktop e baixa distância de renderização.
Enquanto isso, a Gearbox já respondeu à onda de reclamações dos jogadores sobre a otimização. Para ajudar a mitigar o problema por enquanto, os desenvolvedores lançaram um guia completo de configurações gráficas para cada predefinição. Imagens em alta qualidade e o guia completo podem ser encontrados neste link.
Borderlands 4 já está disponível para PC, Xbox Series e PS5, com a versão para Nintendo Switch 2 sendo lançada em 3 de outubro. Anteriormente, o looter-shooter recebeu uma enxurrada de avaliações negativas no Steam, com benchmarks iniciais em várias GPUs mostrando que a otimização deixa muito a desejar.