Capcom - franquias

A Capcom, uma das fabricantes de videogames mais famosas do mundo, completa hoje 40 anos. A empresa foi fundada oficialmente em 11 de junho de 1983 por Kenzo Tsujimoto, que fundou a antecessora direta da empresa, a IRM Corporation, em 1979.

A IRM, juntamente com sua subsidiária Japan Capsule Computers Co., Ltd. estavam focados na produção de máquinas de jogos eletrônicos.

As empresas ficaram conhecidas como Sanbi Co., Ltd. em 1981, antes de Tsujimoto fundar a Capcom alguns anos depois. O nome, como você pode imaginar, vem da fusão da Capsule Computers.

Enquanto o primeiro jogo de arcade da Capcom foi Little League operado por moedas (1983), o primeiro videogame de arcade “real” publicado foi Vulgus de 1984.

Isso foi seguido por 1942, Commando e Ghosts ‘n Goblins – os jogos que permitiram à Capcom se estabelecer como um dos principais fabricantes de arcade dos anos 80.

Capcom - Aniversário de 40 anos

Quando o Famicom/NES da Nintendo decolou, a Capcom foi uma de seus primeiros apoiadores; sua série Mega Man trouxe enormes lucros para a empresa.

A incrível reputação da Capcom será levada a um nível totalmente novo com o lançamento de jogos icônicos como Final Fight e Street Fighter II, o último dos quais se tornou um fenômeno global, vendendo milhões de unidades e gerando uma série que continua até hoje.

Enquanto o talento da empresa para visualização 2D resultou em uma série de sucessos, a Capcom rapidamente se adaptou ao mundo dos jogos 3D, lançando Resident Evil em 1996 com sucesso comercial e de crítica.

Desde então, nomes como Monster Hunter, Devil May Cry, Dead Rising, Phoenix Wright e Dragon’s Dogma foram adicionados à sua invejável coleção de sucessos.

Parabéns, Capcom! E obrigado pelas excelentes franquias e jogos que você nos deu!