A CD Projekt RED está mudando para o moderno motor gráfico Unreal Engine 5, e o projeto mais recente usando seu próprio REDengine foi Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Para alguns, esta decisão levanta preocupações para os desenvolvedores e projetos futuros.
O diretor do jogo Cyberpunk 2077 tentou acalmar os temores:
“ Isso não é começar do zero. Frequentemente, quando você cria coisas como Ray Reconstruction, há muitas soluções que podem ser aplicadas a novos mecanismos. E se você olhar o que o Unreal faz bem e o que o REDengine faz bem, há algumas semelhanças e algumas diferenças, mas os engenheiros brilhantes dizem: “Dadas todas as coisas que sabemos que vocês, criativos malucos, querem fazer no futuro, há menos delta [ diferença]. Vamos passar estrategicamente para [Unreal Engine 5] .”
A CD Projekt RED tem parceria com a Epic Games, ou seja, eles não usam apenas o mecanismo UE5, eles trabalham juntos.
O resultado será algo parecido com a versão do UE5 do CDPR, usando a experiência de seu próprio motor: “…há algumas coisas que o REDengine faz melhor que o Unreal, e estamos trabalhando com a Epic para trazê-las para este motor também. Então funciona nos dois sentidos…”
O primeiro jogo da CD Projekt RED no Unreal Engine 5 deve ser o próximo The Witcher.