Fallout: A Post Nuclear Role Playing Game
Fallout: A Post Nuclear Role Playing Game - Créditos da Imagem: Interplay Interactive.

Em um vídeo recente no YouTube, Tim Cain, o criador do Fallout original, falou sobre o problema de preservar jogos. Ele citou sua própria experiência como exemplo, quando a Interplay o forçou a destruir todos os materiais relacionados ao Fallout clássico.

Ao discutir o valor da história dos videogames para as gerações futuras, Tim Cain mencionou um incidente envolvendo o desenvolvimento do primeiro Fallout. Pouco depois de sua saída da Interplay Studios em 1998, a empresa o contatou e exigiu que ele se livrasse de todo o trabalho relacionado ao jogo. A proibição afetou protótipos, códigos, várias versões de Fallout e outros arquivos.

O designer do jogo atendeu ao pedido do detentor dos direitos autorais, que prometeu preservar o arquivo com os desenvolvimentos do RPG. Entretanto, alguns anos depois, a Interplay contatou Tim Cain novamente, chocando-o com a notícia de que o arquivo havia sido perdido. Embora o código tenha sido restaurado, a maioria dos materiais não pode mais ser encontrada.

Aliás, o próprio Tim Cain não está preocupado com a popularidade da franquia: ele está confiante de que a série continuará em demanda mesmo depois de um século.

Ainda falando sobre preservação de jogos, a GOG lançou no fim do ano passado seu programa inédito de preservação de jogos digitais. Através do programa, a loja, gerenciada pela CD Projekt RED, garante que jogos clássicos continuem jogáveis em sistemas modernos, mesmo depois que seus desenvolvedores pararam de dar suporte a eles. Saiba mais neste link.