Dead Space
Dead Space (Imagem - Electronic Arts).

Glen Schofield, cocriador do Dead Space original, expressou mais uma vez seu desejo de trazer a série de volta à vida. Em entrevista à IGN após sua aparição na Gamescom Asia x Thailand Game Show em Bangkok, Schofield revelou que já está tomando medidas concretas em direção a um potencial Dead Space 4.

Segundo Schofield, ele abordou a EA com uma proposta para um novo projeto, mas foi recusado. Ele afirma que não só conseguiria reunir a equipe de liderança original, como também economizaria de US$ 30 a 40 milhões em custos de produção para a empresa.

“Fui até a [EA] recentemente e eles disseram: ‘Não, não estamos mais interessados’. Eu disse: ‘Posso trazer de volta a equipe de liderança. Preciso dos modelos da EA Motive [que criou o remake de Dead Space em 2023] e posso economizar de 30 a 40 milhões de dólares na ideia que tenho’. E eles disseram: ‘Não’.”

Glen Schofield

Apesar da rejeição, Schofield continua esperançoso. A recente venda da EA para um consórcio de investidores — incluindo PIF, Silver Lake e Affinity Partners — renovou seu otimismo. O acordo de US$ 55 bilhões pode levar os novos proprietários a venderem propriedades intelectuais não utilizadas, incluindo Dead Space.

Estou mais otimista [desde a venda da EA], porque alguém novo pode comprar [a propriedade intelectual de Dead Space]. Dead Space precisa ser adaptado para diferentes mídias — filmes, séries de TV, seria ótimo.

Glen Schofield

Schofield enfatizou que já tem várias ideias alinhadas para projetos futuros, incluindo Dead Space 4. “Já estou fazendo ligações”, disse ele com um sorriso.

Glen Schofield atuou como produtor executivo do Dead Space original na EA Redwood Shores (posteriormente Visceral Games) em 2008, mas não esteve envolvido em Dead Space 2 ou Dead Space 3.

Após deixar a EA, ele cofundou a Sledgehammer Games, trabalhou em Call of Duty e, mais tarde, fundou a Striking Distance Studios, que lançou The Callisto Protocol. No entanto, o projeto não alcançou o sucesso de Dead Space e atualmente recebe críticas mistas, embora sua classificação inicial tenha sido ainda mais baixa.

Schofield agora comanda a Pinstripe Games, que ainda não anunciou seu primeiro projeto. A julgar pelo seu entusiasmo, Dead Space pode ser seu próximo grande desafio — se ele conseguir conquistar novos investidores.

Também vale a pena notar que, embora o remake de Dead Space da EA Motive tenha sido muito bem recebido pelos jogadores, ele não atendeu às expectativas de vendas da EA.