grupo embracer

Crystal Dynamics e Eidos Montreal revelaram seus planos de lançar até cinco títulos AAA (triple-A) até 31 de março de 2028. Isso provavelmente inclui jogos já anunciados como o próximo Tomb Raider e Perfect Dark.

A meta ambiciosa foi detalhada pelo CEO do Grupo Embracer, Lars Wingefors, durante uma recente apresentação de resultados trimestrais (via VGC ).

De acordo com a Wingefors, os jogos triple-A são os projetos com mais de 100 desenvolvedores em tempo integral na equipe durante o pico da fase de desenvolvimento. Naturalmente, projetos tão caros também devem recuperar custos e ultrapassar dois milhões de cópias vendidas.

Se tudo correr dentro do cronograma, isso marcará uma aceleração significativa para os dois estúdios, que lançaram apenas três jogos de grande orçamento nos últimos cinco anos.

Durante esse período, a Crystal Dynamics e a Eidos Montreal lançaram Shadow of the Tomb Raider, Marvel’s Avengers e Marvel’s Guardians of the Galaxy. No entanto, as expectativas para esses jogos eram maiores do que os títulos poderiam alcançar.

Quanto à próxima lista de jogos AAA que chegará até 2028, Lars Wingefors não esclareceu quais são os títulos exatos incluídos no número.

Sabemos que a Crystal Dynamics assumiu a liderança no Perfect Dark desde pelo menos março de 2022, com o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, elogiando essa mudança.

Outro projeto que atende aos critérios acima é o próximo jogo Tomb Raider, que está “em desenvolvimento em grande escala” agora. A revelação completa do projeto está presumivelmente chegando este ano, então deve ser esperado bem antes de 2028.

Outro projeto poderia ser o próximo jogo Deus Ex da Eidos Montreal, que afirma estar bem no início do desenvolvimento. Não se sabe se o título já está planejado para ser lançado antes de 2028, pois ainda não foi oficialmente revelado pelos desenvolvedores.

O mesmo vale para as possíveis sequências, remakes, remasterizações ou spin-offs dos IPs estabelecidos pela Crystal Dynamics e Eidos Montreal, que também incluem Thief e Legacy of Kain.

No total, o Grupo Embracer planeja lançar 31 jogos AAA até a primavera de 2028, incluindo 11 títulos da Sabre Interactive, oito da Gearbox Entertainment, seis da Plaion e um da THQ Nordic.