counter-strike
Counter-Strike (Créditos Imagem - Valve).

Não há como parar o Counter-Strike hoje em dia. Depois que no mês passado o CS:GO quebrou seu recorde de três anos para jogadores simultâneos na Steam, o Counter-Strike: Global Offensive quebrou mais uma vez seu recorde, e desta vez com mais de 50.000 jogadores.

De acordo com o SteamDB, o novo recorde de jogadores simultâneos para CS:GO agora é de 1.378.447. Isso é um grande salto em relação aos recordes de fevereiro, que começaram com 1.320.219 jogadores simultâneos antes de atingir 1.324.800 aproximadamente uma semana depois.

O novo recorde foi feito no domingo, 5 de março, às 10h, horário de Brasília. A maioria dos jogos normalmente quebra recordes de jogadores quando a América do Norte acorda, a Europa sai do trabalho e a Ásia começa a se preparar para dormir com algumas partidas de CS:GO.

Todo mundo acordado ao mesmo tempo causa aqueles picos maciços de jogadores que você vê no gráfico do SteamDB.

As coisas se acalmaram quando todos voltaram ao trabalho na segunda-feira. No momento em que escrevo, existem apenas 935.000 jogadores no CS: GO, mas isso ainda torna de longe o jogo o título mais popular da Steam.

Counter-Strike

O novo recorde vem em meio a relatos de que um novo CS:GO pode ser revelado em breve.

Há muito tempo existem rumores de que Counter-Strike: Global Offensive 2 está sendo desenvolvido secretamente na Valve usando o mecanismo Source 2, mas agora fontes conversando com desenvolvedores dizem que um teste beta está “ao virar da esquina”.

Um disse que poderíamos até vê-lo ainda neste mês. Essas fontes disseram que o desenvolvimento está em andamento há algum tempo e atualmente é uma prioridade na Valve.

Apoiando esses relatórios estão os datamines dos drivers mais recentes da Nvidia, onde os arquivos com os nomes “csgos2” e “cs2” foram detectados.

No entanto, com um público tão grande ainda jogando o atual CS: GO, não se sabe quantos irão mudar para o novo jogo quando for anunciado.

A Valve precisará incentivar a adoção da nova plataforma, talvez até oferecendo transferências de inventários de jogadores e desbloqueáveis para o novo jogo. No entanto, isso é mera especulação, já que a Valve ainda não fez nenhum anúncio oficial até o presente momento.