cyber punk 2077 - johnny silverhand
Cyberpunk 2077 (Créditos Imagem - CD Projekt Red).

A CD Projekt Red, criadora de Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, divulgou recentemente seu relatório financeiro anual de 2022. Havia muito para ver, como, por exemplo, Cyberpunk 2077 vendendo mais no ano passado do que em 2021 graças à atualização Edgerunners e como a CDPR gasta seu tempo e recursos em seus vários projetos confirmados.

O projeto em que a CDPR tem mais se dedicado é Phantom Liberty, a próxima DLC de Cyberpunk 2077. Vá para a página oito do relatório do CDPR e você verá a alocação de recursos do estúdio, que começa em dezembro de 2021.

Como vemos uma grande barra azul ocupando basicamente metade da escala, sabemos que o CD Projekt Red encarregou metade de seu total de desenvolvedores com a criação do Phantom Liberty desde pelo menos 2021.

Se você parar para pensar, isso faz sentido. Normalmente, os estúdios começariam a trabalhar na expansão e na DLC antes mesmo do lançamento do jogo original, mas o lançamento “levemente” problemático do Cyberpunk 2077 significou que a CDPR teve que gastar muito tempo e recursos corrigindo-o antes que eles pudessem realmente passar para o conteúdo pós-lançamento.

Dezembro de 2021 parece que foi quando Cyberpunk 2077 se tornou jogável, então esses desenvolvedores provavelmente passaram de consertar um jogo quebrado para adicionar conteúdo totalmente novo que será empacotado e lançado ainda este ano.

Ainda não sabemos quando o Phantom Liberty chegará, mas pelo menos sabemos quando saberemos mais. A CDPR disse ontem em um tuíte que receberemos mais notícias sobre o Phantom Liberty em junho, então, se tudo correr bem, esperamos um lançamento no segundo semestre de 2023.

Em outro lugar no mesmo relatório financeiro, vemos que a CDPR assumiu uma “cobrança de prejuízo” para o Projeto Sirius, o jogo multiplayer de The Witcher atualmente em desenvolvimento da The Molasses Flood, que a CDPR comprou em 2021.

Essa cobrança significa que a CDPR está reiniciando o desenvolvimento do Projeto Sirius, que é a coisa certa a se fazer depois de mais de um ano.

Sabemos que o Projeto Sirius ainda está chegando, mas também sabemos que a CDPR não gostou o suficiente do que foi feito até agora para se preocupar em mantê-lo.