Epic Games store
Epic Games Store (Créditos Epic Games).

Novas informações do processo da Epic Games vs Apple indicam que a Epic Games está perdendo dinheiro ao apostar em jogos independentes menores em sua loja. Embora a Epic Games Store ainda não tenha obtido lucro desde quando foi lançada e espera que isso não aconteça antes de 2023, a empresa normalmente recupera a maior parte do dinheiro que gasta em acordos de exclusividade para grandes jogos como Borderlands 3.

Porém, o grande problema tem sido os jogos de menor escala, no qual as informações coletadas sugerem que a Epic está perdendo dinheiro ao se tratar de jogos de Nível 3 (Dauntless por exemplo). A Empresa está gastando mais com as suas garantias (que é o valor que paga aos desenvolvedores independentemente se as vendas forem boas ou não), do que com as receitas reais de cada jogo; os relatórios também indicam que as perdas mínimas de garantia representam 80% das receitas de nível 3 no trimestre.


No primeira parte de 2020, a Epic Games recuperou apenas 20% de todo o seu gasto de garantias mínimas do ano em títulos de Nível 3, e recuperou 70% do gasto em jogos de Nível 1.

Simon’s Carless, da GameDiscoverCo, acredita que essas perdas são a principal razão pela qual a Epic estabeleceu seu novo braço editorial para financiar jogos de baixo risco, que é a Epic Games Publishing.

Os primeiros títulos publicados pela nova gravadora da Epic são jogos de vários anos de grandes empresas Remedy, incluindo Alan Wake 2 e Alan Wake Remastered que já foi lançado. A Epic paga 100% dos custos de desenvolvimento desses jogos, além de custos de entrada no mercado e muito mais, em troca de participação nos lucros de 50/50. Control, outro jogo da Remedy, continua sendo um dos jogos mais populares lançados na Epic Games Store.

Com isso, a Epic Games pode se distanciar mais dos indies menores e fazer acordos de garantia mínima em uma base mais selecionada de jogos.

Fonte – tweaktown