GTA VI
GTA 6 (Imagem: Rockstar Games).

O respeitado insider e dataminer Tez2 compartilhou um pequeno rumor sobre o sistema de crimes em GTA 6. Parece que a Rockstar Games desenvolveu mecânicas de Red Dead Redemption 2, modificando e adicionando novos recursos.

A informação surgiu durante uma discussão sobre o código vazado da Rage Engine de 2022, quando usuários notaram linhas não utilizadas em GTA 5 relacionadas a infrações menores, como excesso de velocidade.

Esse código foi transferido de jogo para jogo desde GTA 3, levando muitos a especular que tal mecânica poderia finalmente aparecer na sexta edição. Tez2 descartou a ideia, afirmando: “A R* mudou o formato do sistema de crimes em RDR2, que é o que VI será baseado, então os crimes listados podem não ser transferidos como estão.”

Para contextualizar, em Red Dead Redemption 2, NPCs podiam testemunhar crimes e denunciá-los à lei. Para impedi-los, o jogador podia intimidar, subornar ou até mesmo matar o NPC. O sistema judiciário também separava os níveis de procurado por estado, permitindo que os jogadores escapassem da captura simplesmente mudando-se para outra região — ou pagando a recompensa sem consequências.

De acordo com rumores anteriores, o jogo também pode apresentar um sistema de procurados de seis estrelas.

O lançamento de GTA 6 está previsto para 26 de maio de 2026, para PS5 e Xbox Series. Anteriormente, o respeitado jornalista de games Tom Henderson sugeriu que a Rockstar poderia adiar o jogo de ação mais uma vez.