Resident Evil 4 Remake - Ganado
Resident Evil 4 Remake (Créditos Imagem - Capcom).

Um dia antes do lançamento de Resident Evil 4 Remake, postamos aqui uma notícia falando que o jogo seria protegido com o Denuvo, e que isso estava preocupando alguns jogadores.

Pois bem, um dia depois do lançamento do jogo cá estamos nós para confirmar que essa preocupação não era em vão.

Os jogadores de PC no Steam estão reclamando sobre o uso do Denuvo no jogo, dizendo que isso está levando a problemas de desempenho nas configurações que devem ser capazes de lidar com o remake.

Este é apenas o exemplo mais recente de um jogo criticado por usar o controverso DRM, que visa impedir ou pelo menos retardar os esforços para piratear o título.

É verdade que isso significa que o remake está longe de ser pirateado (pelo menos, em tese), mas isso só parece estar criando problemas para alguns dos jogadores que pagaram (e caro) pelo game.

“A demo funcionou muito bem com as configurações certas, sem nenhum problema”, diz uma das (reconhecidamente poucas) críticas negativas no Steam. “Porém, o full lançado tem problemas de performance, causados pelo Denuvo, como sempre.”

Outro jogador disse o seguinte: “Denuvo de novo, não consigo nem iniciar o jogo, joguei a demo muito bem, mas não consigo jogar o jogo completo.”

Não importa o quão amado seja um jogo como Resident Evil 4 Remake, o uso do Denuvo sempre será controverso.

Tanto que muitos ficam aliviados quando o DRM acaba sendo removido, como a Capcom fez com Resident Evil 2 Remake.

A má notícia é que isso aconteceu quase um ano após o lançamento, então qualquer um determinado a jogar sem DRM provavelmente terá que esperar um pouco.

Infelizmente, parece que a Capcom não aprendeu a lição com o desastre de Resident Evil Village.

Nesse caso, o Denuvo falhou em impedir que o jogo fosse pirateado e piorou o desempenho do jogo para quem o comprou legitimamente.

A versão para PC enfrentou fortes críticas depois que foi descoberto que a versão pirata realmente tinha um desempenho melhor, pois não tinha o DRM.

No mínimo, os problemas com Resident Evil 4 Remake não parecem ser tão graves ou generalizados quanto eram com Village, então mais fãs podem desfrutar do jogo enquanto a Capcom não encontra uma solução para isso. Ou simplesmente ignorar, que eu creio que seja o mais provável de acontecer.