Diablo IV
Diablo IV (Créditos Imagem - Blizzard).

Um dos jogos com maior audiência de 2023, segundo os jornalistas, não conseguiu impressionar muitos fãs da franquia. A última versão de Diablo é outro produto que tem enfrentado baixas avaliações da comunidade, que neste caso não se concentrou apenas em um aspecto do jogo.

Diablo 4 está em sexto lugar no Hall da Fama de 2023 da Opencritic, e se você considerar apenas a média, é o 12º colocado entre os jogos que estrearam neste ano.

Porém, temos que levar em consideração que nos últimos seis meses surgiram muitos jogos realmente bons no mercado, então esse resultado não é ruim.

No entanto, algumas semanas após o lançamento, Diablo 4 foi criticado no Metacritic – quanto mais horas os jogadores passam no Santuário, mais críticas recai sobre ele.

Algumas pessoas dizem que Diablo 4 é inferior não apenas a Diablo 2 ou ao primeiro Diablo, mas também a Diablo 3 e Diablo Immortal.

Diablo IV
Diablo IV (Créditos Imagem – Blizzard).

A maioria das razões já foi mencionada mais de uma vez. Os usuários apontam que Diablo 4 não oferece uma jogabilidade satisfatória, pois subir de nível do personagem não dá a sensação de poder esperada (os inimigos escalam de acordo com o nível do jogador).

As masmorras são extremamente monótonas, assim como os modelos de mob, as árvores de desenvolvimento não são bem desenvolvidas, as compilações não são diversas o suficiente, e é isso.

Ainda há alguns problemas de balanceamento, depois do nível 50, o nivelamento é muito lento, as missões secundárias dão bem pouco XP, nerfs de classe constantes, o jogo ainda tem bugs, problemas de servidor, uma campanha relativamente curta e sem muitas escolhas. E isso é apenas parte do que os jogadores estão indignados em suas análises.

No momento em que escrevo, a versão para PC de Diablo 4 já recebeu mais de 1.000 críticas negativas (pontuação média de 5,1/10), PS5 tem 442 (5,5/10) e Xbox X|S tem 146 comentários negativos (6,2/10).