Diablo IV
Diablo IV (Créditos Imagem - Blizzard).

Uma enorme e substancialmente diversificada comunidade de jogadores aguarda o lançamento em 6 de junho da mais nova adição da Blizzard, Diablo 4, à sua icônica série de jogos de RPG de ação.

Com uma base de fãs tão grande, seria um descuido significativo se a empresa optasse por não focar nas configurações de acessibilidade do jogo. Felizmente, a acessibilidade de Diablo 4 parece estar no primeiro plano da mente da Blizzard.

Descrevendo seus planos, a Blizzard detalha os recursos de acessibilidade que Diablo 4 oferecerá aos jogadores, dizendo que “a única limitação para se aventurar no Santuário deve ser o interesse, não a capacidade”.

O principal designer de acessibilidade, Drew McCrory, deseja encontrar o equilíbrio perfeito entre recursos úteis para jogadores com deficiências e jogabilidade agradável para outros.

A equipe está se concentrando em configurações como assistência de destreza, assistência de texto e assistência de visão para alcançar esse equilíbrio.

Os recursos de destreza de Diablo 4 incluirão remapeamento de botões para controle e teclado, opção de trocar os analógicos esquerdo e direito, bloqueio de alvo persistente, bem como alternância de habilidades e ativação da roda de ação.

“A única limitação para se aventurar no Santuário deve ser o interesse, não a capacidade”.

Para os jogadores que precisam de assistência de texto, haverá legendas cinematográficas com recursos opcionais, como opacidade do plano de fundo, cor da fonte e escala de tamanho. Os fãs também poderão usar seu microfone para recursos de fala para texto, a fim de facilitar o bate-papo.

Jogadores com deficiência visual poderão alterar o tamanho do cursor e da fonte do jogo. Eles também podem ativar uma variedade de sinais de engrenagem de áudio no jogo, por exemplo, ao passar o mouse sobre diferentes itens. Ambos os jogadores e itens podem ser destacados com várias cores, e o suporte ao leitor de tela também estará presente.

É muito bom ver grandes desenvolvedores de jogos colocando a acessibilidade em primeiro lugar. A equipe está pedindo aos fãs que enviem quaisquer pedidos de melhoria e comentários mais gerais sobre os recursos atuais.

Esperançosamente, mais recursos serão adicionados no futuro para fazer com que todos os jogadores se sintam à vontade ao jogar Diablo 4 e outros jogos subseqüentes.