Discord

O Discord anunciou a implementação global da verificação de idade obrigatória para todos os usuários, a partir de março. A nova política se aplicará tanto a contas novas quanto às existentes: usuários que não verificarem sua idade terão acesso restrito a uma versão limitada para adolescentes do serviço.

A verificação poderá ser feita por meio de uma selfie em vídeo com inteligência artificial (escaneamento facial via câmera) ou pelo envio de um documento oficial através dos parceiros do Discord.

Em alguns casos, múltiplos métodos de verificação poderão ser necessários para determinar com precisão a faixa etária do usuário. Após a verificação, os usuários receberão uma notificação da conta oficial do Discord.

Usuários que não concluírem a verificação não poderão desativar filtros de conteúdo sensível, acessar canais e servidores com restrição de idade, usar comandos do aplicativo ou participar de eventos no servidor. Mensagens de desconhecidos serão encaminhadas para uma caixa de entrada separada e solicitações de amizade virão com notificações de aviso.

O Discord afirma que a introdução do “modo adolescente por padrão” visa fortalecer a proteção de usuários menores de idade, mantendo a flexibilidade para adultos verificados.

A empresa enfatiza que continuará trabalhando com especialistas em segurança, legisladores e a comunidade de usuários para garantir o bem-estar a longo prazo dos adolescentes na plataforma.

Aliás, em janeiro foi noticiado que hackers podem ter colocado à venda 78 milhões de arquivos de usuários do Discord.