Respawn Entertainment

A Electronic Arts está mais uma vez enfrentando uma onda de mudanças internas: desta vez, dois projetos de “incubação” da Respawn Entertainment, estúdio conhecido por Apex Legends e pela série Star Wars Jedi, foram cancelados.

Um desses projetos de incubação cancelados, segundo a Bloomberg, era um jogo de tiro de extração ambientado no universo de Titanfall, com o codinome R7.

Ao mesmo tempo, cerca de 100 funcionários que trabalhavam nesses projetos, bem como nos jogos atuais do estúdio, foram demitidos. A IGN relata que as demissões incluem funcionários das equipes do Apex Legends, Star Wars Jedi e áreas de incubação experimental.

Como a própria Respawn relata, a decisão não foi tomada de ânimo leve, e todos os funcionários afetados estão recebendo suporte, desde transferências internas até ajuda para encontrar novas oportunidades dentro da EA. Alguns dos desenvolvedores que trabalharam no projeto de incubação cancelado já foram transferidos para a EA Motive, onde o trabalho está em andamento em um jogo do Homem de Ferro.

Apesar dos cortes, a Respawn continuará a desenvolver Apex Legends e o próximo jogo Star Wars: Jedi, além de colaborar com a Bit Reactor em Star Wars: Zero Company. Quanto a outros possíveis projetos de incubação, a EA não quis comentar.

Como parte das mudanças em andamento, Daniel Suarez, anteriormente vice-presidente sênior de operações, foi nomeado gerente geral da Respawn. Ele se reportará a Vince Zampella, fundador do estúdio, que continuará como chefe da Respawn e também supervisionará Battlefield.

Os fracassos de Apex Legends também continuam em foco, com o CEO da EA, Andrew Wilson, dizendo que o projeto está “indo na direção errada”. A empresa está trabalhando em uma atualização em larga escala, provisoriamente chamada de Apex 2.0, que deve se tornar uma nova rodada de desenvolvimento da franquia no futuro.

Tudo isso se encaixa no quadro geral da reestruturação da EA. Desde 2023, a empresa encerrou dezenas de projetos e demitiu centenas de funcionários, incluindo da BioWare e da Codemasters. No início deste ano, cerca de duas dúzias de funcionários da Respawn também foram atingidos. Demissões e cancelamentos de jogos continuam e, com base nas políticas atuais da editora, a tendência permanecerá.