Battlefield Hardline
Battlefield Hardline (Imagem: Electronic Arts).

Conforme anunciado anteriormente, a Electronic Arts desativou de forma definitiva os servidores de Battlefield Hardline nos consoles. Dessa forma, os modos multijogador do título deixam de funcionar nas plataformas PlayStation e Xbox. A mudança aconteceu oficialmente no dia 22 de junho de 2026 e marca o fim de uma era para os fãs do jogo.

Agora, os donos do título no PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S possuem acesso apenas o modo campanha single player. Ao tentar conectar o jogo à internet, uma mensagem de despedida surge no menu principal agradecendo o apoio da comunidade ao longo dos anos. Portanto, os modos online estão completamente bloqueados nesses aparelhos.

O que muda para os jogadores a partir de agora?

  • Campanha offline: A história focada em policiais e ladrões continua totalmente jogável nos consoles.
  • Versão para PC: Os servidores de computador seguem ativos e operando normalmente.
  • Remoção das lojas: O jogo já havia sido retirado das lojas digitais em maio deste ano.

Por outro lado, o encerramento das atividades afetou estritamente o ecossistema dos consoles. Os jogadores que utilizam o PC ainda conseguem disputar partidas online sem qualquer tipo de restrição. Vale lembrar que a distribuidora já vinha preparando esse movimento, pois removeu o título das lojas virtuais de todas as plataformas há um mês.

O jogo se destacou na franquia por trocar os grandes cenários de guerra por combates urbanos entre policiais e criminosos. A equipe da Visceral Games, famosa pela franquia Dead Space, desenvolveu o projeto com o suporte técnico da DICE. Infelizmente, essa decisão da EA diminui o alcance de um dos capítulos mais únicos e diferenciados de toda a série.

Com o fim do suporte online nos consoles, muitos fãs debatem sobre a preservação da história desses jogos focados em multiplayer. Afinal, você concorda com a decisão da EA de fechar os servidores de títulos antigos para focar em novos projetos?