Epic Games
Epic Games (Créditos Imagem - Epic Games).

Segundo informações compartilhadas pelo jornalista Jason Schreier, do portal Bloomberg, a Epic Games Inc. está demitindo cerca de 900 funcionários, aproximadamente 16% de sua força de trabalho, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

Os cortes de empregos foram anunciados em um memorando aos funcionários, disse a pessoa que compartilhou a informação, e que pediu para não ser identificada, divulgando informações que ainda não são públicas.

Com sede em Cary, Carolina do Norte, a Epic é a criadora do Fortnite , um jogo online com mais de 400 milhões de usuários. Também produz o Unreal Engine, um conjunto popular de tecnologia usado para desenvolver videogames.

Já há algum tempo que gastamos muito mais dinheiro do que ganhamos”, escreveu o CEO Tim Sweeney aos funcionários num memorando visto pela Bloomberg News. “Há muito tempo eu estava otimista de que conseguiríamos superar essa transição sem demissões, mas, em retrospecto, vejo que isso não era realista.”

Tim Sweeney, CEO da Epic Games Inc., anunciou cortes de empregos enquanto a empresa busca controlar custos. Fotógrafo: SeongJoon Cho/Bloomberg

Os cortes de empregos afetarão cerca de 16% da força de trabalho, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato divulgando informações que ainda não são públicas. A Epic não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O CEO da Epic Games ainda disse que o crescimento recente da Epic foi impulsionado principalmente pelo programa Fortnite Creator da empresa, que permite aos jogadores criar e vender seu próprio conteúdo dentro do jogo. A Epic dá 40% da receita aos criadores, proporcionando o que Sweeney chamou de “um negócio de margem menor” do que outras fontes de receita dentro do Fortnite. Essas fontes de receita previamente estabelecidas, como a compra de skins para personalizar personagens, permitiram que a empresa se expandisse rapidamente, disse Sweeney. Mas os lucros mais baixos de hoje já não conseguem sustentar a empresa na sua dimensão actual.

Sweeney escreveu no e-mail que não há mais demissões planejadas. Ele disse que mais 250 pessoas deixarão a Epic por meio de dois desinvestimentos: a venda do site de música Bandcamp, que a Epic adquiriu no ano passado , e uma cisão da empresa de marketing SuperAwesome, que se juntou à Epic em 2020.

A Epic é uma das maiores empresas privadas de videogame do mundo. O CEO Tim Sweeney possui a maioria das ações, enquanto o conglomerado chinês Tencent Holdings Ltd. tem uma participação de 40%.