Epic Games
Epic Games (Créditos Imagem - Epic).

Recentemente a Epic Games anunciou que a Apple aprovou a conta de desenvolvedor da Epic Games Sweden AB, para que a empresa usasse essa conta para trazer a Epic Games Store e o Fortnite para dispositivos iOS na Europa, graças à Lei dos Mercados Digitais (DMA).

Porém, hoje a própria Epic Games anunciou que a Apple decidiu encerrar essa conta e agora a dona do Fortnite não pode mais desenvolver a Epic Games Store para iOS. “Esta é uma violação grave do DMA e mostra que a Apple não tem intenção de permitir uma verdadeira concorrência em dispositivos iOS.”, disse a empresa no comunicado.

O DMA exige que a Apple permita lojas de aplicativos de terceiros, como a Epic Games Store. O Artigo 6 (4) do DMA diz: “O controlador de acesso deve permitir e habilitar tecnicamente a instalação e o uso efetivo de aplicativos de software ou lojas de aplicativos de software de terceiros usando ou interoperando com seu sistema operacional e permitir que esses aplicativos de software ou aplicativos de software lojas a aceder por outros meios que não os serviços essenciais de plataforma relevantes desse controlador de acesso.”

Ao encerrar a conta de desenvolvedor da Epic, a dona da Epic Games Store alega que a Apple está eliminando um dos maiores concorrentes potenciais da Apple App Store. Eles estão minando nossa capacidade de sermos um concorrente viável e mostrando a outros desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com a Apple ou critica suas práticas injustas.

Fornite no Iphone
Fornite no Iphone via GeForce NOW (Créditos Imagem – Nvdia).

Motivo do encerramento da conta da Epic Games no iOS

A Apple disse que um dos motivos pelos quais encerrou nossa conta de desenvolvedor apenas algumas semanas depois de aprová-la foi porque criticamos publicamente sua proposta de plano de conformidade com DMA. A Apple citou esta postagem X deste tópico escrito por Tim Sweeney, dono da Epic Games. A Apple está retaliando a Epic por se manifestar contra as práticas injustas e ilegais da Apple, assim como fizeram com outros desenvolvedores repetidas vezes.

A Apple também afirma que a Epic é uma ameaça ao seu ecossistema, mas esta é uma desculpa totalmente injustificada para encerrar uma de nossas contas. A Apple apoia publicamente o Unreal Engine há muito tempo. Também mantemos relações contratuais contínuas com a Apple desde 2010 para os jogos da Epic, Unreal Engine e nossas outras ferramentas de criação.

No relato da Epic Games a empresa ainda acusa que a Apple está eliminando um dos maiores concorrentes potenciais da Apple App Store. “Eles estão minando nossa capacidade de sermos um concorrente viável e mostrando a outros desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com a Apple ou critica suas práticas injustas.”

Trabalhos entre a Epic Games e Apple nos últimos 20 anos:

  • Voltando aos primeiros anos da App Store, a Epic lançou Epic Citadel na App Store em 2010, seguido pela premiada série de jogos Infinity Blade.
  • A Epic e suas subsidiárias têm vários aplicativos disponíveis na App Store, incluindo Rocket League Sideswipe , Postparty , RealityScan , Live Link Face , Live Link vCAM , Unreal Stage , Unreal Remote 2 , Unreal Remote e Action RPG Game Sample .
  • Temos contratos com a Apple para Horizons Chase 2 e Wonderbox , dois jogos Apple Arcade construídos com Unreal Engine pela equipe da Epic Games Brasil, antiga Aquiris.
  • A Apple comercializa aplicativos da App Store e jogos Arcade que foram desenvolvidos usando o Unreal Engine da Epic.
  • Ao longo dos anos, a Apple destacou os jogos e a tecnologia da Epic nas conferências mundiais de desenvolvedores e em outros eventos.
  • Estamos enviando suporte experimental para Apple Vision Pro no Unreal Engine 5.4.