Programa de Exclusividade na Epic Games
Programa de Exclusividade na Epic Games (Imagem - Epic Games).

Desde quando a Epic Games lançou a sua loja de jogos digitais para PC, a Epic Games Store, no final de 2018, a loja tem tentado atrair diversos desenvolvedores para publicar os seus jogos de maneira exclusiva na sua loja para PC.

Hoje, a Epic Games introduziu o programa Exclusividades da Epic, que segundo a empresa, “será um programa opcional de exclusividade para desenvolvedores terceiros na Epic Games Store. O novo programa Exclusividades da Epic oferece aos participantes a oportunidade de aumentar sua receita líquida resultante dos gastos dos usuários em produtos elegíveis de 88% para 100% nos primeiros seis meses na Epic Games Store. Após o período de seis meses, os participantes continuarão se beneficiando da divisão de receita 88%/12% da Epic.”

Com essa exclusividade, a Epic Games promete que produtos (jogos) participantes do programa Exclusividades da Epic serão apresentados aos usuários na loja com emblemas novos e exclusivos, posicionamentos na página inicial e coleções dedicadas.

Além disso, a Epic Games também informa que os produtos serão expostos em campanhas relevantes da loja incluindo promoções, eventos e editoriais, conforme aplicável e assim que um produto entrar no programa, ele se beneficiará da exposição contínua durante o período de Exclusividades da Epic.

Vale citar que apenas podem participar do programa de exclusividades da Epic, jogos ou produtos novos e que ainda não foram lançados em outras lojas digitais para PC. “Um jogo ou app novo que ainda não tenha sido lançado anteriormente em outra loja de PC de terceiros ou incluído em um serviço de assinatura disponível em outra loja de PC de terceiros.”

Ou seja, se você ou algum estúdio for publicar algum jogo com exclusividade na Epic Games Store, este jogo terá que esperar 6 meses para ser publicado na Steam. Se o game já estiver no catálogo da Steam, ele não é elegível para a exclusividade.

Com esse programa a Epic Games visa agora uma nova tentativa muito mais agressiva para conseguir novos lançamentos exclusivos em sua loja, na tentativa de aumentar o gasto de usuários em sua plataforma de jogos digitais.

Quem pode participar?

O programa está disponível para desenvolvedores e publicadoras que tenham contas de desenvolvedor registradas na Epic Games Store, com produtos elegíveis sendo lançados em 16 de outubro de 2023 ou depois dessa data.

O que é o programa Exclusividades da Epic?

O Exclusividades da Epic é um programa opcional de exclusividade que oferece a desenvolvedores terceiros 100% da receita líquida dos gastos dos usuários em produtos elegíveis nos seus primeiros seis meses de exclusividade na Epic Games Store. Quando o período de exclusividade terminar, a participação na receita resultante dos gastos dos usuários será revertida para 88%/12%.

Como faço para obter uma conta de Desenvolvedor na Epic?

Para criar uma conta, acesse o site do Portal do Desenvolvedor em dev.epicgames.com/portal e siga as instruções para fazer login, depois cadastre sua organização e seus produtos. Para mais informações, confira nosso guia para criar uma conta no Portal do Desenvolvedor.

Ainda posso lançar um produto na minha própria loja ou site? 

Sim. Produtos no programa Exclusividades da Epic também podem ser lançados simultaneamente nas lojas ou inicializadores próprios das publicadoras e dos desenvolvedores com venda direta, venda de um código de resgate digital da Epic ou integração com nosso programa de resgaste sem chave. Observe que a distribuição sem chave requer serviços técnicos de implementação no inicializador e/ou na loja do desenvolvedor ou publicadora.

Os desenvolvedores e as publicadoras também podem usar o programa de resgate sem senha da Epic Games Store para vender em outras lojas, incluindo Green Man Gaming, Humble Store e muitas outras. Após o término do período de exclusividade de seis meses, os desenvolvedores podem lançar seus produtos em outras lojas de terceiros, enquanto continuam se beneficiando da participação na receita de 88%/12% da Epic.