Epic Games
Epic Games teve que paga para Apple (Epic Games).

Nos últimos meses presenciamos diversos capítulos da briga judicial entre Apple e Epic Games, onde a Epic processou a Apple em 2020, após a dona da App Store expulsar o Fortnite de sua loja, pois a Epic havia quebrado o contrato da Apple após adicionar o seu próprio sistema de pagamento no iOS, algo que é proibido na App Store.

Aparentemente essa novela chegou ao fim, onde nesta semana saiu a noticia de que os tribunais determinaram que a Epic Games devolva à Apple 30% dos US$ 12,167 milhões que Fortnite ganhou com pagamentos diretos de agosto a novembro de 2020, juntamente com 30% dos ganhos do navegador iOS Safari do Fortnite de novembro a setembro de 2021. A Epic violou seu contrato obrigações com a Apple, que exigia 30% de comissão sobre todas as receitas do jogo. O CEO da Epic, Tim Sweeney, confirma que isso totalizou cerca de US $ 6 milhões; cerca de US $ 3 milhões dos pagamentos diretos e o restante das receitas do Safari e taxas associadas.

Por mais que a Epic tenha perdido a briga, ela conseguiu fazer com que a Apple reveja e mude as políticas da loja para permitir links diretos, botões e notificações de opções de compras independentes que vão diretamente para os desenvolvedores.

Vale citar que por mais que a tribunal considerou a Apple como anticompetitiva, a Apple ainda assim venceu as acusações da Epic Games, e tem o direito de manter Fortnite fora da Appp Store por quanto tempo quiser.

Veja mais sobre: Epic Games Store.

Fonte – Tweaktown