Em homenagem ao aniversário do lançamento de Grand Theft Auto IV: The Complete Edition, o ex -diretor técnico da Rockstar North, Obbe Vermeij, compartilhou suas memórias do desenvolvimento do jogo e sugeriu que o lançamento de GTA 6 também pode ser adiado.
Ele deixa claro no final de sua postagem no X que não tem dados oficiais — isso é apenas uma suposição. No entanto, ele observou que ficará muito mais claro nos próximos meses: a Take-Two resumirá seu ano financeiro em maio e revelará seus planos para o futuro em agosto.
Vermeil também expressou sua opinião sobre a campanha de marketing de GTA 6: na opinião dele, a Rockstar poderia ter se limitado a apenas um trailer. Já existe bastante entusiasmo em torno do jogo, e a falta de novos detalhes só vai aumentar o interesse.
O desenvolvedor também relembrou as dificuldades de criar GTA 4. A transição para o novo motor Rage forçou o estúdio a abandonar alguns recursos de Grand Theft Auto: San Andreas – por exemplo, o sistema de nivelamento, ajuste de carros e um mapa em grande escala com várias cidades. Inicialmente, o mundo de GTA 4 deveria ser muito mais extenso, mas não havia tempo e recursos suficientes para tudo.
A Rockstar se concentrou na versão para Xbox 360, já que a arquitetura do PlayStation 3 dificultava o desenvolvimento. Foi então que o multiplayer da série recebeu o primeiro desenvolvimento sério, e as missões em si começaram a ser escritas para se adequar ao enredo, e não o contrário.
Vermeil lembrou que um modo online básico foi planejado para GTA 4, e um projeto separado, GTA Online, foi originalmente concebido para GTA 5.
O desenvolvedor deixou a Rockstar após o lançamento de GTA 4: ele ficou desconfortável trabalhando em uma equipe que crescia rapidamente e observando as mudanças no clima da série. Atualmente, ele está trabalhando em seu próprio jogo, Plentiful, um projeto sobre o controle da natureza.