Final-Fantasy-XVI
Final Fantasy 16 - (Créditos da Imagem: Square Enix).

O lançamento de Final Fantasy 16 causou muita empolgação depois de anunciar uma nova versão da franquia JRPG. Com a equipe liderando o desenvolvimento de Final Fantasy 14 e um universo promissor, o jogo tinha muito potencial.

A Square Enix rapidamente assinou um acordo com a PlayStation e lançou Final Fantasy 16 como exclusivo do PS5. Na primeira semana de vendas, o jogo vendeu mais de 3 milhões de cópias, mas seu desempenho parece ter decepcionado alguns membros da indústria.

Entre essas pessoas está o ex-chefe da Square Enix Yakov Navok. Na sua opinião, a exclusividade para PS5 tornou-se o principal fator limitante dos JRPGs.

De acordo com a Axios, Jacob Navok acredita que Final Fantasy 16 é um jogo inerentemente bom.

Recebeu excelentes críticas, marcando 87/100 no Metacritic, impressionando os críticos com sua jogabilidade cheia de ação e muito mais. No entanto, a Square Enix assumiu um grande risco ao assinar um acordo de exclusividade com a PlayStation.

Jacob Navok afirma que a Square Enix foi forçada a confiar no PlayStation para vender o jogo. Embora a PlayStation tenha passado muito tempo comercializando o jogo, ela não se esforçou tanto quanto com outros jogos de estúdios internos.

Ele observou ainda que tais contratos de exclusividade colocam os editores em desvantagem porque:

Seu trabalho é menos importante para o proprietário da plataforma do que para você.

Embora a Square Enix tenha declarado publicamente que estava satisfeita com os resultados de vendas, os relatórios afirmavam que a administração sênior esperava mais do lançamento de Final Fantasy XVI.

A Square Enix começou a trabalhar em uma versão do jogo para PC, com o objetivo de lançá-lo em 2024. No entanto, o ex-executivo da Square Enix acredita que a melhor opção da editora seria lançar o jogo para PC logo no primeiro dia.

No entanto, a Square Enix continua a honrar o seu contrato de exclusividade para Final Fantasy 7 Rebirth. O próximo grande lançamento de JRPG da franquia será mais uma vez exclusivo para PS5, mas com um acordo de exclusividade mais curto de três meses.