Em uma série recente de entrevistas com o YouTuber Zalkar Saliev, Gabe Newell revelou a história por trás da fundação da Valve, citando o Doom original como um dos motivos para a criação da empresa. O criador do Steam também admitiu que planejava se tornar médico em vez de desenvolver jogos, mas uma conversa mudou tudo.
A ideia de criar a Valve nasceu na mente de Gabe Newell enquanto ele trabalhava na Microsoft. Naquela época, ele tentava provar aos desenvolvedores de jogos que nem todo aplicativo deveria ter sua própria interface e maneira única de interagir com a aceleração gráfica. Na tentativa de transferi-los para o Windows, ele decidiu usar Doom como argumento – na época, o jogo de tiro era um dos mais avançados tecnicamente.
“Cada um criava suas próprias interfaces para o hardware, e era uma bagunça completa. Algumas eram incrivelmente lentas. E nós observamos e percebemos: eles não estavam usando os recursos dos dispositivos de forma alguma. Eles tinham uma pessoa trabalhando nisso – e não é verdade que ele seja bom. Mas eles achavam que, se migrassem para o Windows, perderiam desempenho.”
Gabe Newell
Gabe Newell contatou a id Software para portar Doom para Windows e provar que o sistema operacional suportava os jogos tecnicamente avançados da época. Aliás, naquela época, Doom tinha muito mais usuários do que usuários de Windows. Depois de conversar com os desenvolvedores do jogo de tiro, Gabe Newell percebeu que a estratégia da Microsoft não estava à altura da época.
“Eles mostraram que talvez toda a nossa ideia de como interagir com os usuários na era da internet esteja errada. A Microsoft, com seu sistema de distribuição, força de vendas e revendedores, está simplesmente perdendo as oportunidades que o modelo de rede oferece.”
Gabe Newell
Foi então que Gabe Newell teve a ideia de criar a Valve. Ele adorava videogames, e sua experiência na Microsoft lhe deu uma visão do que os jogadores queriam e como a indústria deveria evoluir. Ele acabou deixando a empresa e fundou a Valve em 1996.
Na mesma conversa, Gabe Newell compartilhou como começou sua carreira como desenvolvedor. Ele próprio planejava se tornar médico, mas uma visita ao irmão, que trabalhou na Microsoft na década de 1990, mudou seus planos. O CEO da empresa, Steve Ballmer, percebeu como o jovem Gabe estava distraindo o irmão do trabalho e o aconselhou a “fazer algo útil se ele vai ficar por aqui “. Então, o futuro chefe da Valve decidiu trabalhar por um mês na Microsoft.
Vamos lembrar que anteriormente na mesma entrevista, Gabe Newell falou sobre sua rotina diária e aconselhou os desenvolvedores de jogos a se envolverem com IA.