Gabe Newell
Gabe Newell, dono da Valve

Conforme reportado pelo portal GamesIndustry.biz, a Wolfire Games disse que Gabe Newell “está em uma posição única para testemunhar sobre todos os aspectos da estratégia de negócios (da Valve)”.

O objetivo do depoimento pessoal seria de “permitir avaliar adequadamente a credibilidade de Newell”.

Segundo relatos, Gabe Newell pediu inicialmente um depoimento remoto devido às suas preocupações em torno da COVID, mas o tribunal negou, alegando que Newell apresentou “evidências insubstanciais que sugerem que ele corre um risco específico de doença grave”.

A Valve recebeu uma ação antitruste movida pela Wolfire Games em 2021, no qual foi alegado que a Valve empregou práticas antitruste no Steam.

Na ocasião, a Wolfire também afirmou que a Valve usa o seu quase monopólio para cobrar uma taxa excessiva dos vendedores (30%) que não seria sustentável em um mercado competitivo.

Juiz havia rejeitado ação de monopólio contra a Valve

Em novembro de 2021, o juiz distrital dos EUA na época argumentou que a ação “não articula fatos suficientes para alegar de forma plausível uma lesão antitruste com base naquele mercado”.

Porém, na época, o tribunal disse que a Wolfire Game poderia registrar outra reclamação caso abordasse os fatos faltantes, o que fez em 2022.

Humble Bundle foi vitima das práticas da Valve

No primeiro processo aberto pela Wolfire em 2021, a empresa alegou que, a sua loja Humble Bundle, foi vitima das supostas práticas da Valve, onde os desenvolvedores independentes tornaram-se cada vez mais relutantes em participar de eventos na Humble Bundle, diminuindo a quantidade e a qualidade dos produtos disponíveis em sua loja, já que esses desenvolvedores temiam retaliação da Valve se os compradores dos pacotes da Humble Bundle (como o Humble Choice e outros pacotes), revendessem suas keys Steam no mercado cinza por um preço mais baixo.

Na época, a Wolfire ainda disse acreditar que o motivo da sua loja estar perdendo qualidade, é graças ao monopólio de jogos que a Valve possui, no qual supostamente adota medidas rigorosas para os desenvolvedores publicarem os seus jogos em sua loja. E também acredita que os desenvolvedores independentes são forçados a publicarem os seus jogos na Steam, simplesmente por ela ser a dominante do mercado e não possuir outros concorrentes a altura.