God of War Ragnarök
God of War Ragnarök (Créditos Imagem - Sony).

Ontem tivemos o tão aguardado lançamento de God of War Ragnarök para PC, porém, muitos jogadores que realizaram a pré-venda tiveram uma pequena surpresa ao abrir o game: God of War Ragnarök não abre em placas gráficas com 4GB de VRAM.

Acontece a terceira placa de vídeo mais popular da Steam, a GTX 1650 e também algumas placas mais atuais, como modelos de RTX 3050, que possuem 4GB de VRAM, não conseguem sequer abrir God of War Ragnarök por causa de um erro que o jogo apresenta.

Porém, um grupo de MOD’s da comunidade já resolveu o problema ao lançar a modificação VRAM Requirement Bypass no site Nexus Mods, que resolve esse problema.

Ao instalar o MOD em seu PC que possui uma placa gráfica como GTX 1650 ou RTX 3050 com 4GB de VRAM, God of War Ragnarök vai rodar no seu PC e você não verá mais a mensagem de erro.

Sony não avisou sobre 6GB de VRAM durante a pré-venda

Vale citar que em momento algum a Sony avisou sobre God of War Ragnarök precisar de no mínimo 6GB de VRAM para rodar no seu P, durante a pré-venda.

O aviso “6GB GPU is required” foi adicionado aos requisitos de sistema mínimos na página Steam recentemente, já que durante a maior parte da pré-venda, esse aviso não existia.

Se você olhar agora os requisitos de sistema de God of War Ragnarök na loja da Epic Games por exemplo, não existe nenhum aviso de que 6GB GPU é necessário para rodar o game.

Sony não avisou sobre 6GB de VRAM mínimos para rodar God of War Ragnarök no PC (Imagem: Epic Games Store).

Nem mesmo no blog oficial de revelação das especificações de sistema a Sony avisou sobre essa limitação, então não, a culpa não é de jogadores com placas gráficas de 4GB de VRAM, e sim da empresa que não deixou claro que God of War Ragnarök supostamente não funcionaria em placas com 4GB de VRAM.

Agora, graças a comunidade de jogadores, God of War Ragnarök pode rodar em placas com 4GB de VRAM, porém, obviamente o desempenho não será dos melhores, mas você vai ter pelo menos a oportunidade de abrir o game e mudar as configurações gráficas para adaptações, sendo este o melhor benefício de jogar em um PC.