GOG - Amazon Luna

A loja de jogos com DRM free GOG anunciou na última segunda-feira (18/03) que firmou um novo acordo com a Amazon Luna. A plataforma de streaming permitirá “em breve” que os consumidores acessem suas bibliotecas de jogos em uma variedade de dispositivos compatíveis. E tudo isso utilizando apenas tecnologias de nuvem.

Segundo representantes da empresa, os jogos correspondentes estarão disponíveis em tablets iOS e Android, PC, Mac e Fire. Neste caso, a única condição será a compatibilidade com o aplicativo Luna e a disponibilidade do serviço na região selecionada.

A GOG diz que todos os recursos do aplicativo Galaxy permanecerão, incluindo salvamentos na nuvem e conquistas. Além disso, aqueles que preferem jogar usando os joystick oficiais do Xbox One ou PlayStation 4 não deverão ter problemas de compatibilidade ao acessar sua biblioteca.

Em seu anúncio, os desenvolvedores disseram que os recursos da loja estarão disponíveis no Amazon Luna. Isso significa que você poderá comprar jogos e acessá-los via streaming, e depois baixá-los em casa de uma forma mais tradicional.

GOG
GOG (Créditos Imagem – CD Projekt Red).

E tudo isso será feito mantendo o padrão livre de DRM que a empresa segue. Porém, há um problema: para acessar o jogo, ele deve atender aos requisitos tanto da loja de PC quanto da plataforma Amazon. Isto é, se grandes jogos como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077, será definitivamente compatível, então, por exemplo, clássicos de 16 bits ou sua coleção de jogos SNK antigos podem não ser compatíveis.

No momento, os criadores do GOG não anunciaram a data exata de início da parceria, nem especificaram se será necessária uma taxa adicional para isso.

Luna, lançado em março de 2022, roda em servidores Amazon Web Services (AWS) para garantir a estabilidade de seu serviço. A plataforma está atualmente disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Itália e Espanha. Infelizmente ainda não está disponível no Brasil.