Um tribunal americano tomou uma decisão que pode afetar significativamente o equilíbrio de poder no campo das aplicações móveis. Estamos falando do Google, que terá que abrir um pouco de espaço em sua própria plataforma, já que sua loja de aplicativos passou a ser um monopólio ilegal.
O juiz James Donato decidiu que o Google deve abrir as portas de sua Play Store aos concorrentes a partir de novembro do próximo ano. O que isso significa? O seguinte: agora os usuários poderão baixar lojas de aplicativos alternativas diretamente pelo Google Play. Além disso, os desenvolvedores poderão falar sobre outros métodos de pagamento além do sistema Google Play Billing.
Veja Também:
- A loja Google Play foi reconhecida como um “monopólio ilegal”. Epic Games vence importante caso contra Google
- Epic Games está processando o Google e a Samsung por “cumplicidade ilegal”
Curiosamente, o Google também foi proibido de motivar financeiramente os desenvolvedores para cooperação exclusiva. Isto se aplica tanto aos fabricantes de dispositivos quanto às operadoras de telecomunicações. Parece que a empresa terá de competir em igualdade de condições, sem as habituais alavancas de influência.
No entanto, o Google ainda terá o direito de tomar “medidas razoáveis” para garantir a segurança em sua loja. Como se costuma dizer, confie, mas verifique. Para resolver possíveis disputas, será criado um comitê especial de três pessoas, que incluirá representantes do Google e da Epic Games – empresa que, de fato, iniciou este julgamento.
Vale ressaltar que todas essas mudanças vigorarão por três anos. A Epic Games queria seis, mas o tribunal decidiu que três anos eram suficientes para que os recém-chegados ganhassem uma posição no mercado.