Vazamento Microsoft
Vazamento Microsoft

Um dos maiores vazamentos do Xbox acabou de acontecer, já que graças ao caso da FTC, documentos não editados revelaram comunicações importantes da Microsoft entre executivos do Xbox, planos para um novo Xbox Series X sem disco, um controlador giroscópio e até mesmo um Xbox híbrido de próxima geração em 2028.

Os documentos foram analisados pelo portal The Verge, em logo de cara, a Microsoft está planejando atualizar seu console Xbox Series X em 2024 com design e recursos totalmente novos. Com o codinome Brooklin, a atualização não anunciada do console foi acidentalmente revelada em novos documentos FTC e Microsoft esta semana.

Resumo

Novo Xbox Series
Jogos da Bethesda e Remasters
Possível compra da Nintendo

Novo Xbox Series X

O novo design do Xbox Series X parece muito mais cilíndrico do que o console existente e será enviado sem unidade de disco. Documentos internos confidenciais da Microsoft revelam que ele tem 2 TB de armazenamento (acima de 1 TB), uma porta frontal USB-C com fornecimento de energia e um “controlador totalmente novo e mais envolvente”.

O novo controle, com codinome Sebille, será anunciado ainda este ano e incluirá um acelerômetro para suporte a giroscópio. Ele tem um esquema de cores de dois tons e suporta conexão direta com a nuvem, Bluetooth 5.2 e uma conexão “Xbox Wireless 2” presumivelmente atualizada. A Microsoft também lista “feedback tátil de precisão” e “tato tátil VCA duplo como alto-falantes” como especificações para o controlador. Ele também terá botões e manípulos mais silenciosos, uma bateria recarregável e trocável, manípulos modulares e você poderá levantá-lo para acordá-lo.

Dentro do novo design do Xbox Series X, a Microsoft também está adicionando suporte para Wi-Fi 6E, um rádio Bluetooth 5.2, e a empresa está reduzindo a matriz existente para 6 nm “para melhorar a eficiência”. A potência da PSU será reduzida em 15 por cento, de acordo com o documento da Microsoft. A Microsoft tem como meta o mesmo preço de lançamento de US$ 499 do Xbox Series X.

A Microsoft lista um roteiro para este novo console e controlador Xbox Series X, junto com um Xbox Series S atualizado com 1 TB de armazenamento. A Microsoft acaba de lançar um Xbox Series S atualizado em preto, mas pode haver outra atualização a caminho em 2024 com suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. Também incluirá este novo controlador do Xbox.

A personalização do console por meio do programa Xbox Design Lab da Microsoft também foi mencionada em uma lista de metas que a empresa deseja alcançar até 2030, embora devamos observar que, de acordo com os documentos vazados, isso ainda não está totalmente financiado. Um novo controlador Elite é discutido na mesma seção, que provavelmente incluiria as mesmas atualizações que a atualização do controlador principal.

A Microsoft está planejando lançar esta nova atualização do Xbox Series S em setembro próximo, com a atualização do Xbox Series X em novembro.

Novos jogos da Bethesda

Os documentos também vazaram informações sobre novos jogos da Bethesda, incluindo uma remasterização de Oblivion e Fallout 3.

Antes de ser adquirida pela Microsoft, a ZeniMax Media, controladora de estúdios como Bethesda Game Studios e id Software, estava trabalhando em remasterizações de The Elder Scrolls IV: Oblivion, Fallout 3 e uma nova entrada na franquia Doom, de acordo com novas informações.

Agora, os documentos revelados como parte do caso FTC e Microsoft, dizem que os jogos foram incluídos em uma apresentação da Microsoft em julho de 2020 sobre a então potencial aquisição da ZeniMax.

Os jogos não anunciados na apresentação incluem:

  • A remasterização do Oblivion (originalmente definida para o ano fiscal de 2022)
  • Doom Year Zero e DLC (ano fiscal de 2023) e um segundo conjunto de DLC (ano fiscal de 2024)
  • A remasterização de Fallout 3 (ano fiscal de 2024)
  • Uma sequência de Ghostwire: Tóquio (ano fiscal de 2024)
  • Dishonored 3 (ano fiscal de 2024)

Há também uma série de títulos para console/PC sem nomes específicos, incluindo:

  • O jogo Indiana Jones (que já conhecemos há algum tempo e foi originalmente agendado para o ano fiscal de 2022)
  • Projeto Kestrel (ano fiscal de 2023) e uma expansão (ano fiscal de 2024)
  • Projeto Platina
  • Um “jogo IP licenciado” vagamente denominado

É importante lembrar que essas foram estimativas de mais de três anos atrás e antes de a Microsoft concluir a aquisição da ZeniMax em março de 2021, então sempre há a chance de que alguns desses planos tenham mudado drasticamente ou tenham sido totalmente descartados.

Conversas com a Nintendo

Os documentos vazados mostram que Phil Spencer, o atual CEO da Microsoft Gaming, realmente gostaria de comprar a Nintendo algum dia, já que em e-mail de agosto de 2020 para dois importantes executivos de marketing da Microsoft, Spencer escreveu que “a Nintendo é o principal ativo para nós no setor de jogos” e que “conseguir a Nintendo seria um momento de carreira e, honestamente, acredito que será uma boa jogada para ambas as empresas”.

Os e-mails foram revelados como parte de uma série de documentos vazados do processo FTC. Um executivo, Takeshi Numoto, perguntou a Spencer e Chris Capossela em um e-mail intitulado “pensamento aleatório” sobre por que a Microsoft não está encontrando em alvos de aquisição como a Nintendo uma forma “mais atraente” de “aumentar nossa exposição e relevância para o consumidor”. (Na época, a Microsoft estava em negociações para adquirir o TikTok e Numoto não achou que seria a melhor opção.)