Demon's Souls
Demon's Souls Remake - (Créditos da Imagem: PlayStation Studios/Bluepoint Games).

Hoje (05/02/2024) é o 15º aniversário do lançamento de Demon’s Souls no Japão, um exclusivo de PlayStation 3 que deu origem a um novo gênero de jogos que se tornou muito popular hoje, o “soulslike“.

É verdade que a FromSoftware apresentou ideias semelhantes em projetos anteriores (mais notavelmente a saga King’s Field), mas foi este jogo de PS3 que finalmente surgiu com uma fórmula que acabaria por ter um enorme impacto nos jogos modernos.

Hoje marca o aniversário de seu lançamento no Japão, embora muitos se lembrem que Demon’s Souls demorou algum tempo para ser lançado em outros mercados: depois de ser publicado no Japão em 5 de fevereiro de 2009, chegou à América do Norte em outubro daquele ano e muito mais tarde em Junho de 2010 para o mercado europeu.

Publicá-lo nos mercados internacionais não foi fácil, já que a Sony não acreditava que Demon’s Souls pudesse vender bem fora do Japão (o que, aliás, mais tarde se arrependeu).

Atlus e Bandai Namco seriam responsáveis pela distribuição do jogo nos EUA e na Europa respectivamente, garantindo que o resto do mundo pudesse desfrutar deste grande projeto.

Demon’s Souls inspirou demais jogos desenvolvidos pela FromSoftware sob Hidetaka Miyazaki: após esta abordagem inicial, eles criaram Dark Souls, que marcou o início da trilogia cult.

Depois veio Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice, até chegar finalmente em Elden Ring.

Posteriormente, há pouco mais de três anos, foi publicada uma nova versão do jogo, que conseguiu levá-lo a um novo público sem alterar sua essência. Estamos falando de Demon’s Souls Remake, um jogo para PS5.

E você, já jogou Demon’s Souls? Gosta de jogos soulslike?