Resident Evil 5
Resident Evil 5 - (Créditos da Imagem: Capcom)

O remake de Resident Evil 5 ainda nem foi anunciado, mas os primeiros problemas já estão sendo encontrados nele. O jornalista Matt Purslow escreveu uma coluna para o IGN, onde afirmou que o jogo precisa de uma reformulação completa – incluindo o enredo.

O racismo foi considerado o principal problema de Resident Evil 5. O jornalista reclamou que os jogadores tiveram que atirar na população negra, deliberadamente apresentada como cidadã de segunda classe.

O jogo se passa em um país fictício da África Ocidental. Os principais antagonistas de Resident Evil 5 são os negros. Sim, tecnicamente o protagonista Chris Redfield está lutando contra o vírus Ouroboros, mas os hospedeiros do parasita são descritos como uma nação de multidões e primitivos que são violentos mesmo antes da infecção. Intencionalmente ou não, Resident Evil 5 posiciona a África como o “Continente Negro”, um mundo incivilizado habitado por uma população doente que deve ser exterminada através da intervenção ocidental em nome da segurança global.

Matt Parslow

Parslow espera que a Capcom abandone o remake de RE5, em vez disso, relance outro jogo. Segundo ele, o jogo precisa de um grande número de correções, mas neste caso será um projeto completamente diferente. Ele diz mais:

“Na década de 2020, num mundo pós-Black Lives Matter, só há uma resposta aceitável a um homem branco a disparar contra ondas de africanos durante um videojogo: não.

Os remakes podem reimaginar o material original, mas se você fizer muitas alterações, não será um remake, mas um jogo completamente novo. Se você tirar a África de Resident Evil 5, ainda será Resident Evil 5? Mesmo com uma abordagem muito melhorada e mais sombria do continente – talvez com um protagonista negro e uma visão mais empática do surto viral – a experiência seria simplesmente demasiado divorciada do original para ser chamada de Resident Evil 5.”

Matt Parslow

Muitos usuários do X reagiram negativamente à coluna. Em particular, os jogadores ficaram confusos com a proposta de “melhorar” o remake tornando o personagem principal negro.

“IGN bloqueou comentários porque há zumbis negros em Resident Evil 5 na África….. ”@p9cker_girl.

Um remake de Resident Evil 5 ainda nem foi confirmado, mas o IGN e aqueles que defendem a Sweet Baby Inc já estão trabalhando para reescrevê-lo de acordo com os “padrões modernos”. IGN, é claro, bloqueou comentários “@MeleeGames.

“O garoto branco do IGN disse que Resident Evil 5 era ruim porque um homem branco estava matando zumbis na África. Então, que tal um homem negro atirando compassivamente em zumbis na África como uma solução empática para o problema?”@ultrapurwater.

“Gostaria de salientar que a IGN concordou perfeitamente em matar hispânicos em Resident Evil 4, mas os negros agora estão protegidos, então eles querem traçar o limite com Resident Evil 5 ” – @CancelThisPod.

Ainda não se sabe quando o remake de Resident Evil 5 será lançado. O jogo provavelmente será lançado após Resident Evil 9, que supostamente está previsto para ser lançado no próximo ano.