Hoje (9 de dezembro) aconteceu o lançamento global do jogo de aventura com visão em primeira pessoa, Indiana Jones e o Grande Círculo, que recebeu notas altas da imprensa. Quanto à avaliação no Steam, no momento da redação desta notícia, é de 91%. Anteriormente, o projeto estava disponível apenas em acesso antecipado para proprietários da edição premium.
Apesar da grande aprovação dos jogadores e críticos no acesso antecipado, Indiana Jones e o Grande Círculo teve uma estreia tímida na plataforma da Valve.
O pico de contagem online do jogo no momento em que escrevo foi de pouco mais de 8.000 jogadores, o que parece extremamente modesto em comparação com outros lançamentos recentes.
Por exemplo, Dragon Age: The Veilguard conseguiu atrair 70 mil jogadores ao mesmo tempo no lançamento, e seu máximo total foi de pouco mais de 89 mil. “Ah, mas Indiana Jones está no Game Pass e o Dragon Age: The Veilguard, não.” Isso é verdade, mas vamos usar o exemplo de outro jogo que também está no Game Pass e foi lançado recentemente: O jogo single player S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl, apesar dos problemas técnicos, atraiu 113 mil jogadores no dia do lançamento.
A razão para esse baixo interesse no novo produto entre os jogadores pode ser diferente. Muitos especialistas acreditam que o mau desempenho de Indiana Jones e o Grande Círculo pode ser devido a uma série de fatores:
- Marketing muito fraco da Microsoft – O lançamento da franquia cult passou quase despercebido, sem uma campanha publicitária adequada. Esta é novamente uma decisão consciente da Microsoft, que não cobre seus próprios lançamentos nem mesmo como promoção para o console.
- Momento ruim de lançamento – Dezembro é o mês em que os jogadores estão ocupados com lançamentos de peso como Path of Exile 2 e outros jogos multiplayer.
- Game Pass e outras plataformas – A forte dependência de serviços de assinatura, como o Game Pass, pode ter distraído o público potencial da compra do jogo no Steam, fazendo com que os números oficiais de vendas do jogo fossem extremamente fracos. (Apesar que já citamos o exemplo de Stalker 2 que também está no catálogo do Game Pass e foi desenvolvido por um estúdio bem menor).
O fraco desempenho do novo lançamento da Bethesda nos deixa seriamente preocupados com o futuro da desenvolvedora. No ano passado, a empresa lançou o polêmico jogo de tiro cooperativo Redfall, que atraiu apenas 6 mil jogadores no Steam e não foi salvo pelo modelo de assinatura do Game Pass. Além disso, o fracasso do jogo provocou o fechamento de um dos estúdios internos e agora a MachineGames, responsável por Indiana Jones e o Grande Círculo, pode ter o mesmo destino.
Em Indiana Jones e o Grande Círculo, os jogadores terão que deter um grupo de vilões que tentam obter a chave de um poder antigo que pode dar ao proprietário um poder sem precedentes.
A ação principal se passa em 1937. Os jogadores podem visitar diferentes partes da Terra, incluindo as ruas do Vaticano, as pirâmides do Egito, os templos submersos de Sukhothai e muito mais.
Inclusive, a Bethesda já lançou hoje mesmo o primeiro patch com correções de bugs para Indiana Jones e o Grande Círculo.