No último domingo, dia 18, o confiável insider eXtas1s, que já compartilhou informações confiáveis sobre o Xbox e outros assuntos do mundo dos videogames em diversas ocasiões, disse que a Microsoft planeja adicionar o Steam à Microsoft Store. Exatamente isso.
Pouco depois, o mesmo leaker compartilhou novas informações sobre os planos da Microsoft para PC, Xbox e Game Pass. Confira um resumo dessas mesmas informações que eXtas1s compartilhou em seu vídeo:
- A Microsoft está desenvolvendo uma camada de compatibilidade, ou shell, que adicionará uma interface semelhante à de console (semelhante ao modo Big Picture do Steam) ao Windows, que funciona tanto para jogos de PC quanto para sistemas Xbox de última geração.
- A Microsoft está desenvolvendo um emulador do Xbox para Windows (arquitetura x64) que permite aos usuários jogar sua biblioteca do Xbox no PC emulando o console em vez de executar ports nativos de jogos de PC.
- Os jogos salvos e as conquistas serão divididos entre Steam, Microsoft Store/Xbox e não serão sincronizados automaticamente.
- A Microsoft não tem planos de adicionar novos jogos compatíveis com versões anteriores além dos que já estão disponíveis, mas executar o emulador permitirá que você execute toda a biblioteca do Xbox no seu PC.
- O Game Pass (incluindo PC Game Pass e Ultimate) continuará sendo um pilar estratégico e não será descontinuado.
- Novos níveis chegando ao Game Pass: somente na nuvem, suportado por anúncios, somente para PC, Ultimate, etc.
- Uma reestruturação de preços é inevitável: os custos de assinatura provavelmente aumentarão, especialmente para PC.
Claro que todas essas informações são apenas rumores até o momento. Mas vamos lembrar que eXtas1s já acertou diversos vazamentos como Gears of War chegando ao PlayStation 5, e a data exata que Call of Duty: Modern Warfare 3 chegaria ao Game Pass, só para citar alguns exemplos.