O estúdio SCRAP, junto com a desenvolvedora Fahrenheit 213, anunciou o jogo de terror DO NOT PLAY para PC (via Steam), com lançamento previsto para 2026. A proposta já chama atenção logo de cara: este é um jogo que diz, literalmente, para você não jogar. Claro, isso só torna tudo mais interessante.
Inspirado em um misterioso jogo de navegador chamado GeM, supostamente banido nos anos 2000, o novo título mistura terror psicológico com nostalgia. Segundo a descrição oficial, ele simula erros de sistema, com múltiplas janelas invadindo a tela e causando a sensação de que algo deu muito errado, e talvez tenha mesmo.
Jogo de terror psicológico com visual dos anos 2000
DO NOT PLAY é um escape game em primeira pessoa. Durante a partida, o jogador precisa resolver enigmas enquanto lida com distorções visuais, falhas propositalmente inseridas e uma atmosfera que parece saído direto de um pesadelo em Adobe Flash.

A ambientação aposta pesado na estética de jogos antigos, o que deve atrair não só quem curte terror, mas também quem viveu a era dos jogos de navegador. O desconforto é parte da experiência, assim como a dúvida constante: você está mesmo no controle do jogo ou ele está te controlando?
Lenda urbana ou jogada de marketing?
O jogo original que inspirou DO NOT PLAY, chamado apenas de GeM, foi alvo de rumores na década de 2000 por supostamente causar problemas nos computadores e até por carregar elementos considerados perturbadores demais.
Nada disso foi confirmado, mas a desenvolvedora já se antecipou, afirmando não ter envolvimento com o título original e, claro, não se responsabiliza por “eventos” que possam acontecer ao jogar.
Uma bela forma de colocar lenha na fogueira, não acha?