BlockBlasters
BlockBlasters - (Créditos: Genesis Interactive).

Às vezes, apesar dos sistemas de moderação e segurança da Valve, projetos maliciosos ainda conseguem invadir a plataforma. Um desses casos foi o BlockBlasters, um jogo de plataforma 2D gratuito aparentemente inofensivo que acabou se revelando uma fachada para um Trojan que roubava as carteiras de criptomoedas dos jogadores.

Publicado pela Genesis Interactive, BlockBlasters apareceu na seção gratuita do Steam em 30 de julho (esperamos que não tenhamos o recomendado para vocês em alguma de nossas seleções de jogos grátis no Steam), anunciado como um jogo de plataforma 2D em pixel art, com avaliações positivas.

Essa afirmação permaneceu válida até que uma atualização de 30 de agosto adicionou discretamente um componente malicioso chamado CryptoDrainer.

O caso mais notório envolveu o streamer RastalandTV, que apresentava uma transmissão beneficente para arrecadar fundos para seu tratamento contra o câncer em estágio quatro. Durante a transmissão, US$ 32.000 foram roubados de sua conta — o culpado foi ninguém menos que a BlockBlasters.

Felizmente, espectadores solidários reembolsaram o valor roubado posteriormente, doando novamente para sua carteira. Quanto ao jogo, BlockBlasters foi removido do Steam após o incidente.

Segundo especialistas, o projeto malicioso conseguiu roubar um total de US$ 150.000, afetando 478 vítimas. Todos os jogadores que baixaram o jogo foram orientados a alterar suas senhas de carteira de criptomoedas e credenciais do Steam imediatamente.

Até o momento em que este artigo foi escrito, a Valve não comentou a situação.