Indiana Jones and the Great Circle
Indiana Jones and the Great Circle (Imagem: Bethesda)

Em breve, os fãs de Indiana Jones terão a oportunidade de embarcar em uma nova aventura do icônico arqueólogo, mas desta vez no mundo dos videogames. Indiana Jones and the Great Circle, o próximo jogo da famosa franquia, está sendo desenvolvido pela MachineGames em colaboração com a Bethesda, e chega com uma promessa ambiciosa: fazer o jogador se sentir em um verdadeiro filme jogável.

A equipe de desenvolvimento não poupou esforços para alcançar essa experiência cinematográfica. Uma das grandes apostas para atingir esse efeito é o uso de cutscenes que somam mais de três horas, trazendo aos jogadores uma imersão única e com um detalhe que parece saído direto das telonas. 

Um filme jogável? Por que o jogo terá tantas cutscenes?

A decisão de incluir mais de três horas de cutscenes em Indiana Jones and the Great Circle não foi por acaso. De acordo com Todd Howard, um dos produtores da Bethesda, o objetivo é capturar a essência da franquia Indiana Jones, transportando o visual e a emoção dos filmes para a tela dos consoles e PCs. 

Afinal, o desafio de adaptar uma franquia de cinema para o mundo dos jogos não é nada simples. São mundos distintos, com expectativas e dinâmicas próprias Em entrevista recente, Howard comentou: 

“Acho que você tem que ignorar a apresentação original e pensar no mundo e nos personagens”. 

Para ele, é mais importante recriar o espírito de Indiana Jones do que tentar ser 100% fiel ao material original. Isso significa que os fãs podem esperar cenas épicas que refletem o universo cinematográfico, mas com liberdade criativa para adaptar e inovar.

Como as cutscenes podem melhorar (ou atrapalhar) a experiência?

Ter mais de três horas de cutscenes pode parecer um sonho para quem ama a narrativa de Indiana Jones. No entanto, uma questão inevitável surge: será que essa quantidade de cenas não tornará o jogo arrastado para quem está mais interessado na ação e exploração? Essa é uma preocupação legítima, especialmente entre jogadores que buscam mais interatividade e menos pausa.

Por outro lado, para aqueles que buscam uma experiência mais cinematográfica, o uso extenso de cutscenes pode ser um verdadeiro presente. Ao longo do jogo, os fãs poderão se sentir em um filme de aventura, com todos os detalhes e emoção que esse gênero oferece. 

Data de lançamento e disponibilidade

Indiana Jones and the Great Circle
Indiana Jones and the Great Circle (Imagem: Bethesda)

E, para quem já está contando os dias, a espera não será tão longa. Indiana Jones and the Great Circle chega ao mercado no dia 09 de dezembro de 2024 para PC e Xbox Series X|S, e será incluído no catálogo do Game Pass. Já os jogadores do PS5 terão que esperar um pouco mais, com o lançamento previsto para algum momento de 2025.

Com uma data de lançamento definida e a promessa de um jogo que mais parece um filme, a expectativa em torno de Indiana Jones and the Great Circle cresce a cada dia. Será que este título vai realmente trazer a experiência de um filme jogável? Ou será que as três horas de cutscenes vão dividir opiniões? Uma coisa é certa: se você é fã de aventura e sempre quis ser o protagonista de uma história digna dos cinemas, essa pode ser sua chance.