O jornalista de jogos Paul Tassi, da Forbes, chamou a atenção para os ícones de habilidade do jogo de tiro gratuito The First Descendant, que foi reconhecido como o jogo mais esperado de julho no Steam. Comparando-os com ícones de Destiny 2, o autor do artigo notou uma semelhança muito forte e, em alguns lugares, cópia direta.
Como você pode ver na imagem abaixo, os ícones de habilidade de The First Descendant não são muito diferentes dos ícones do jogo da Bungie:
Porém, não quer dizer que se trata de uma caso explícito de plágio. Leitores atentos apontaram que muitos ícones de Destiny 2 apareceram mais de uma vez em serviços com conteúdo distribuído gratuitamente como este site. O que pode significar que os criadores de The First Descendant pudessem ter usado um recurso semelhante.
Além disso, a própria Bungie às vezes também usa fontes gratuitas em seus jogos, incluindo alguns ícones ou sons de armas.
Até o momento da publicação desta notícia, os estúdios de desenvolvimento por trás de The First Descendant e Destiny 2 ainda não confirmaram se foi um copiar e colar ou se ambos os jogos usaram a mesma fonte de recursos.
Paul Tassi também notou semelhanças com o rifle Different Dream de The First Descendant, comparando-o ao IKELOS e ao Sleep Simulator de Destiny 2. No entanto, neste caso, ele ainda chamou essa coincidência de design de “referência respeitosa”.
Lembrando que The First Descendant teve um começo bastante ruim no Steam – no lançamento, o jogo de tiro gratuito recebeu uma classificação de cerca de 42% de avaliações positivas. No momento em que escrevo, conta com 51% de críticas positivas no Steam. O jogo foi criticado principalmente pela má otimização e cópia direta de Destiny e Warframe.
Eu joguei The First Descendant neste último fim de semana e posso confirmar que o jogo realmente está mal otimizado. Tive dificuldades para abri-lo nas primeiras tentativas e ele fechou sozinho uma vez enquanto jogava.
O jogo também apresentou alguns momentos significativos de queda de quadros durante meu gameplay. Mas o jogo em si, não é ruim, na minha opinião. Só não vá com expectativas muito altas que a chance de você gostar de The First Descendant é boa.