bioshock
Bioshock - (Créditos Imagem - 2K).

O criador de BioShock e BioShock Infinite, Ken Levine, discutiu os problemas que a série enfrentou no início de sua vida no que diz respeito ao orçamento, às baixas expectativas de vendas associadas ao gênero e como o jogo quase foi cancelado.

Em entrevista à edição 400 da revista Edge, Levine lembra que muitos dos desenvolvedores vieram para a Irrational Games “porque amavam” o clássico imersivo System Shock 2, e eles queriam fazer algo semelhante a um jogo de tiro com inteligência artificial, mas Levine supostamente vetou a ideia no início devido a problemas financeiros.

“Não podemos fazer jogos como este porque eles não vendem”, disse ele aos novos funcionários. “No final, eles me venceram.”

A Irrational Games então fez um “protótipo de baixo custo” para apresentar aos editores, que, como esperado na época, rejeitaram o jogo porque jogos como System Shock “não ganham dinheiro”.

Eventualmente, a equipe teve a ideia de apresentar BioShock aos jornalistas que cobriam o jogo como parte de uma retrospectiva do System Shock 2. “No dia seguinte, as pessoas viram o artigo e começamos a receber ligações”, diz Levine. “Acho que isso criou um senso de demanda para a editora.”

A Rockstar Games e a empresa-mãe da 2K, Take-Two, garantiram os direitos de publicação do próximo sucesso com um “orçamento modesto”, depois adquiriram a Irrational Games e investiram “muito mais dinheiro em BioShock”.

O jogo de tiro de 2007 ainda era “muito barato” em comparação com os sucessos de vendas modernos, mas isso não o impediu de ser “quase cancelado” devido ao “excesso de orçamento e cronograma”, segundo Levine.

A editora também aparentemente temia o infanticídio no jogo – em BioShock, os jogadores podiam matar e colecionar “irmãs mais novas” para obter recursos adicionais.

Felizmente para a Take-Two, e para nós, o projeto não foi cancelado. O jogo se tornou um grande sucesso, gerando duas sequências e vendendo mais de 41 milhões de cópias.

A Netflix também está trabalhando em uma adaptação cinematográfica que promete “novas reviravoltas” na série. O quarto jogo da série também está “ganhando impulso” em seu desenvolvimento sem Levine no comando, já que a Irrational Games fechou há cerca de uma década e o diretor saiu para fazer outro jogo que lembra muito BioShock chamado Judas.