Desde o seu lançamento no ocidente em fevereiro de 2022, o MMO coreano Lost Ark teve um grande problema com bots, no qual logo após um mês de lançamento a Amazon Baniu “mais de um milhão” de contas por utilizarem Bots, e então a empresa se comprometeu a monitorar a situação.
Em janeiro desse ano, a Amazon Games realizou um novo banimento em massa em Lost Ark, porém, desta vez o banimento também atingiu contas que estavam inativas no jogo, que não possuem sequer relação com o uso de Bots.
Esse erro da Amazon Games desencadeou em muitas analises negativas na página do jogo na Steam, no qual muitos jogadores estão reclamando que receberam inadevidamente, banimento VAC em suas contas Steam.
A diferença é que o VAC, ou Valve Anti-Cheat, é “um sistema automatizado projetado para detectar cheats instalados nos computadores dos usuários”, como explica a Valve.
Quando um jogador recebe um banimento VAC, a informação fica pública em seu perfil Steam, e receber um banimento desse porte sem sequer ter envolvimento com bots, é algo que sem dúvidas gera muita frustração.
A Amazon Games diz que já está ciente do problema que muitos jogadores receberam banimentos falsos de maneira equivocada, e está atualmente trabalhando ativamente para reverter todos os banimentos falsos que foram desencadeados na mais recente ação contra Bots.
A Publisher de Lost Ark ainda diz que os jogadores que se sentirem lesados, podem enviar um tíquete de Ban Appeal ao Suporte ao Cliente para que a equipe possa ajudar mais rapidamente a restaurar sua conta e remover todas as penalidades.