Boosteroid
Boosteroid (Imagem - Reprodução).

Hoje a Microsoft anunciou mais uma inédita parceria com mais uma plataforma de Cloud Gaming, prometendo trazer todos os seus jogos de PC e também futuramente os jogos da Activision, para o catálogo do Boosteroid, uma promissora plataforma de Cloud Gaming situada na Ucrânia.

O acordo foi anunciado semanas após a Microsoft também fechar uma parceria parecida com a Nvidia. Segundo a Microsoft, “Por meio de um novo contrato de 10 anos para apoiar a principal equipe ucraniana de desenvolvimento de software da Boosteroid, a Microsoft trará jogos para Xbox PC, bem como títulos da Activision Blizzard, incluindo “Call of Duty”, para o maior provedor independente de jogos em nuvem do mundo.”

A Boosteroid, que tem sua equipe de desenvolvimento de software na Ucrânia, recentemente ultrapassou 4 milhões de usuários globalmente e se tornou o maior provedor independente de jogos em nuvem do mundo. O acordo também permitirá que os títulos de PC da Activision Blizzard sejam transmitidos por clientes Boosteroid após o fechamento da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

Boosteroid no Brasil ?

Atualmente o Boosteroid ainda não possui servidores no Brasil, mas já é possível acessar o serviço sem o uso de VPN pelo valor de €7.49. Diferente do GeForce NOW, o aplicativo de Streaming de jogos da Nvidia, o Boosteroid não possui planos gratuitos.

Quando combinado com outras parcerias recentemente anunciadas pela Microsoft, isso significa que franquias populares como “Call of Duty” ultrapassarão mais de 150 milhões de jogadores adicionais e tornarão os jogos criados pelo Xbox Game Studios, Bethesda e Activision Blizzard jogáveis ​​em vários serviços de jogos em nuvem e assinaturas.

Acreditamos no poder dos jogos para unir as pessoas. É por isso que o Xbox está comprometido em oferecer a todos mais maneiras de jogar seus jogos favoritos, em vários dispositivos”, disse Phil Spencer, CEO de jogos da Microsoft. “Trazer os jogos do Xbox PC para os membros do Boosteroid, incluindo títulos da Activision Blizzard como ‘Call of Duty’ assim que o acordo for fechado, é mais um passo para concretizar essa visão.”

O Boosteroid compartilha a visão da Microsoft de trazer jogos para o maior número possível de pessoas, lugares e plataformas. Há muito tempo nosso objetivo é oferecer aos jogadores a oportunidade de desfrutar de seus títulos favoritos em qualquer dispositivo à mão”, disse Ivan Shvaichenko, CEO da Boosteroid. “O anúncio de hoje é mais um passo nessa direção. Além disso, com nossa equipe de desenvolvimento baseada na Ucrânia, agradecemos o compromisso contínuo da Microsoft com a Ucrânia e trabalharemos juntos em uma iniciativa de apoio à nossa comunidade local de desenvolvimento de jogos para investir ainda mais na recuperação econômica do país”.

A Boosteroid opera desde 2017 e tem suas operações de pesquisa e desenvolvimento na Ucrânia, com sede principalmente em Kiev e Kharkiv. Apesar de ter dois escritórios em Kharkiv danificados por ataques de mísseis russos, a empresa continuou inovando e crescendo durante os últimos 13 meses de guerra. Somente desde o início de 2023, anunciou novas etapas para trazer serviços adicionais de jogos baseados em nuvem para Mac, Chromebooks, decodificadores Android e TVs LG. Ele oferece streaming de jogos na nuvem por meio de aplicativos baseados em navegador e dedicados, inclusive para Windows, Linux, Android, Android TV e macOS.

A parceria da Microsoft com a Boosteroid é uma notícia bem-vinda e mais uma evidência do apoio contínuo da empresa à Ucrânia”, disse Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia. “A equipe de desenvolvimento ucraniana do Boosteroid construiu uma plataforma de streaming de classe mundial nas circunstâncias mais desafiadoras e demonstra a engenhosidade e criatividade de nossos cidadãos e desenvolvedores de jogos locais.”

Além da própria Ucrânia, o Boosteroid agora atende jogadores nos Estados Unidos, Reino Unido e países da União Europeia. Ela opera por meio de operações de data center localizadas em seis estados dos EUA, incluindo o estado natal da Microsoft, Washington, bem como no Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia, Eslováquia, Romênia, Ucrânia e Sérvia.

A comunidade de jogos é uma parte vibrante do ecossistema de software da Ucrânia. A Microsoft recentemente adicionou suporte para o idioma ucraniano para o painel do console Xbox, PC e aplicativos móveis. Na primavera de 2023, a Microsoft lançará o PC Game Pass na Ucrânia.

Esta parceria se baseia nos US$ 430 milhões em tecnologia e assistência financeira que fornecemos à Ucrânia desde a invasão ilegal da Rússia e exemplifica as medidas que continuaremos a tomar para apoiar os 160.000 desenvolvedores de software da Ucrânia”, disse Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft. “Isso também se soma aos nossos acordos recentes com a Nintendo e a NVIDIA, deixando ainda mais claro para os reguladores que nossa aquisição da Activision Blizzard tornará ‘Call of Duty’ disponível em muito mais dispositivos do que antes.”

Phil Spencer também anunciou a pouco em seu Twitter, que a Microsoft também firmou uma parceria de 10 anos com Ubitus, um provedor líder de jogos em nuvem sediado no Japão. “Nosso compromisso é dar a mais jogadores, mais opções.”