Em janeiro, a Microsoft realizou outra rodada de demissões — “devido à ineficiência dos funcionários”. Aparentemente, isso não foi suficiente: agora a corporação pretende demitir mais 3% do seu quadro total de funcionários. Essa onda de demissões afetará trabalhadores “em todos os níveis”, enfatiza a Microsoft.
Os cortes são explicados pela “necessidade de fazer mudanças organizacionais para acompanhar o mercado dinâmico em constante mudança”. O número exato de funcionários da Microsoft é atualmente desconhecido – no entanto, no final de junho passado, havia cerca de 228 mil no mundo todo. Dessa forma, aproximadamente 7 mil pessoas de diversos departamentos perderão seus empregos.
No entanto, esses estão longe de ser os cortes mais extensos da corporação nos últimos anos. A empresa demitiu dezenas de milhares de pessoas entre 2023 e 2024. Mais de 10 mil no início de 2023, depois 1.900 funcionários no início de 2024. A corporação também realizou cortes nos departamentos de MR e nuvem Azure.
Ainda não está claro quantas pessoas deixarão a divisão de jogos da empresa. No momento, o número total de pessoas demitidas e dispensadas na indústria de jogos em 2025 ultrapassou 2 mil pessoas.