A Microsoft parece ter dissolvido sua principal equipe de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
O Business Insider foi o primeiro a relatar isso, citando um e-mail do agora ex-chefe da equipe mencionada. A informação foi posteriormente confirmada pelo portal IGN.
De acordo com a carta, a equipe foi dissolvida a partir de 1º de julho deste ano devido a “mudanças nas necessidades do negócio”.
Seu líder, por sua vez, elogiou o trabalho das equipes DEI na Microsoft (nota – uma das equipes foi dissolvida), mas acusou a alta administração de discriminação, assédio e toxicidade dirigida contra essas mesmas equipes. Segundo ele, os casos foram investigados e foram obtidas provas.
Além disso, o autor da carta expressou preocupação com o fato de os programas DEI estarem agora em perigo, não apenas na Microsoft, mas em todas as empresas.
Segundo relatos da mídia, no ano passado alguns “gigantes” como o Google já reduziram seus programas de inclusão. Lembremos que muitas empresas pensaram especialmente na inclusão em 2020, após o assassinato de George Floyd e os protestos Black Lives Matter.
Um porta-voz da Microsoft comentou ao Business Insider, enfatizando que o compromisso da empresa com a DEI permanece inalterado. Ela “prioriza a responsabilização” e “continuará a trabalhar para esse fim”.