Através de uma coletiva de imprensa em Bruxelas hoje, o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que a Microsoft está trazendo seus jogos de PC do Xbox para o serviço de jogos em nuvem GeForce Now da Nvidia.
“A Microsoft trará seus jogos do Xbox que rodam em PCs para o serviço de jogos em nuvem GeForce Now da Nvidia”, disse Smith em uma coletiva de imprensa com a presença do The Verge . “Também traremos todos os títulos da Activision Blizzard, incluindo Call of Duty para GeForce Now.”
Diferente do XCloud, o serviço de Streaming de jogos da própria Microsoft, você ainda terá que comprar jogos individualmente antes de poder jogá-los no GeForce Now, como é o padrão do aplicativo da Nvidia; o acordo é simplesmente um acordo de 10 anos para os direitos de streaming.
A Microsoft está se comprometendo a disponibilizar seus jogos para transmissão em nuvem, independentemente de você comprá-los na Windows Store, Steam ou Epic Games Store, de acordo com um comunicado à imprensa. Não há menção ao serviço Xbox Cloud Gaming, rival da Nvidia, ou ao maior Xbox Game Pass, que pode incluir acesso a jogos do Xbox para PC.
Em troca desse acordo, a Nvidia agora apoia publicamente o acordo da Microsoft com a Activision Blizzard. “A parceria oferece mais opções para os jogadores e resolve as preocupações da NVIDIA com a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. A NVIDIA, portanto, está oferecendo suporte total para a aprovação regulatória da aquisição”, diz outra parte do comunicado de imprensa da Nvidia.
O acordo ocorre poucas horas depois que a Microsoft revelou que assinou um contrato vinculativo de 10 anos com a Nintendo para trazer Call of Duty para as plataformas da Nintendo. Smith anunciou o acordo hoje cedo, e a Microsoft também ofereceu à Sony um acordo semelhante de 10 anos em novos jogos Call of Duty . A fabricante do PlayStation ainda não assinou um acordo, provavelmente porque se opõe à aquisição da Activision pela Microsoft e qualquer acordo de Call of Duty ajudaria a fortalecer a posição da Microsoft.
A Microsoft espera que este acordo com a Nvidia para os jogos do Xbox no PC influencie os reguladores ou pelo menos os convença de que a gigante do software não bloqueará seus jogos por meio de seu próprio serviço de streaming.
“É realmente uma questão de saber se eles [os reguladores] querem bloquear este acordo ou aprová-lo com um conjunto de barreiras… remédios e soluções”, disse Smith na coletiva de imprensa hoje.
Atualmente o GeForce Now está presente na América do Sul porém não é operado pela Nvidia, e sim por uma empresa terceirizada chamada de Abya, no qual oferece valores muito mais altos em relação ao GeForce Now operado pela Nvidia nos Estados Unidos.