O ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, criticou duramente a nova campanha de marketing da Microsoft, chamando-a de “a ideia errada na hora errada”. Ele disse que a empresa está se afastando de suas raízes e perdendo a confiança dos jogadores.
Ybarra acredita que é um erro considerar TVs, smartphones e headsets de realidade virtual como plataformas Xbox simplesmente porque suportam streaming na nuvem. Se esses dispositivos não oferecem a mesma experiência que o console, ele diz, não são verdadeiramente Xbox.
“O Xbox é sobre jogos — os jogos sempre dominaram o mundo. E se não houver paridade entre o console e qualquer outro “dispositivo”… então simplesmente não é um Xbox. Confuso — quem inventou isso claramente não joga.”
Mike Ybarra
Mike Ybarra se refere a esta propaganda abaixo:
Anteriormente, o chefe de marketing do Xbox, Craig McNary, afirmou que qualquer pessoa com o Game Pass Ultimate “joga no Xbox”, seja no console, no PC ou na TV. Mas Ybarra argumenta que a Microsoft se enrolou em suas próprias ideias e está frustrando os fãs.
Ele também observou que a empresa se tornou uma editora dependente do Windows. Para preservar a marca, diz ele, a Microsoft precisa de uma estratégia clara e determinação — caso contrário, corre o risco de “morrer por mil cortes”.
Anteriormente, a ex-presidente da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), Lina Khan, criticou a fusão Microsoft-Activision de 2023, argumentando que ela levou a aumentos nos preços das assinaturas e demissões em massa. Segundo ela, a empresa cresceu demais e parou de se preocupar em preservar empregos.