GTA V
GTA V (Créditos Imagem -Rockstar Games).

Para entender melhor a situação atual, é necessário voltar alguns dias, quando um modder apelidado de Bloc lançou um mod chamado Sentient Streets.

Um interessante projeto do desenvolvedor baseado em inteligência artificial permitiu que você falasse com NPCs em GTA V.

Bastava o jogador abordar qualquer morador de Los Santos e ativar a função correspondente – depois disso ele podia se comunicar com o NPC pelo microfone.

Sem dúvida, essa modificação poderia ter um impacto muito positivo na gameplay. Pois é, poderia, mas infelizmente não poderemos ver como isso se desenvolve, pois a Take-Two aparentemente não gostou desse mod.

O criador do mod mencionado no início do artigo decidiu tornar tudo público.

“Ontem, a Take-Two Interactive atingiu meu canal com aviso de direitos autorais sobre meu vídeo no mod GTA V e o YouTube removeu o vídeo imediatamente sem dar nenhuma chance de me explicar. O motivo dessa remoção mostrado pela Take-Two Interactive ao YouTube foi porque usei o software deles (GRAND THEFT AUTO V) no vídeo. Ninguém da Take-Two Interactive entrou em contato e me perguntou nada antes disso, eles simplesmente retiraram o vídeo do nada. Há dois dias, minha conta na Netlify também foi suspensa. Usei a Netlify para hospedar o guia de instalação do mod. Não devo alegar nada sem provas, claro, já que a Netlify não se preocupou em dar nenhuma explicação, mas para mim, parece que esses dois casos parecem estar relacionados.”

O modder acrescentou que tentou entrar em contato com a Take-Two para esclarecer as coisas. Infelizmente, sem sucesso.

Entrei em contato com o endereço de e-mail do reclamante mostrado no YouTube (que era o endereço de e-mail da Take2), esperando que pudesse haver um pequeno mal-entendido ou que eles pudessem explicar o motivo por trás disso. Talvez isso tenha ocorrido automaticamente, mas as evidências sugerem uma solicitação de remoção manual DMCA deliberada deles. Eu também não recebi nenhuma resposta de volta. Parece que eles estão apenas atacando o mod de todas as frentes.

Bloc expressou sua decepção com a “atitude hostil” da empresa e enfatizou que eles não tinham nenhuma razão aparente para remover o mod. O criador também se perguntou por que seu projeto foi removido do YouTube por violação de direitos autorais, enquanto o site tem milhões de outros vídeos com o tema GTA V.

Devo dizer que, como uma pessoa que cresceu com a série Grand Theft Auto e gostou de todos os jogos ao longo dos anos, essa atitude hostil em relação a mim e ao mod é muito desanimadora. […]Se houver algo que viole a política no vídeo (como algo que eu disse, a thumbnail ou algo na descrição etc.), ficarei feliz em discutir isso com a pessoa de contato da Take2 se eles me enviarem um e-mail. Em vez disso, eles escolheram uma abordagem não comunicativa.

O desenvolvedor não deixou de apontar a polêmica política editorial da empresa que visa obter o máximo de dinheiro possível. Bloc também mencionou que em junho, a Rockstar removeu muitos carros do GTA Online que estavam disponíveis apenas para membros do GTA+.

Espero que todos que gostaram deste mod se lembrem dessa ação desonesta da Take-Two sempre que ouvirem alguma notícia sobre a Rockstar. Em vez de perseguir pequenos mods, talvez eles devam se concentrar em criar remakes adequados com uma política de preços melhor ou parar de remover carros do Online para vender os mesmos carros para as pessoas

Bloc resumiu toda a situação citando representantes da Rockstar Games (subsidiária da Take-Two) em 2022.

“Terminarei esta postagem com as próprias palavras da Rockstar sobre modding e convido você a considerar se essa ação está alinhada com a declaração pública de 2022 ou não: ‘A Rockstar Games sempre acreditou na criatividade razoável dos fãs e quer que os criadores mostrem sua paixão por nossos jogos'”.

Lembrando que na semana passada a Rockstar anunciou a aquisição dos desenvolvedores das populares modificações FiveM e RedM para servidores de RPG em GTA V e RDR2. Curiosamente, há alguns anos esse grupo foi banido pela empresa.