Nintendo HQ - Kyoto
Sede da Nintendo - Kyoto, Japão.

A polícia de Tóquio, no Japão, prendeu recentemente uma mulher de 36 anos por enviar ameaças de morte a um executivo da Nintendo.

A mulher foi presa em 9 de fevereiro de 2023 por supostamente ter colocado um tipo de oferenda funerária conhecida como koden em uma sacola junto com um maço de notas contendo ameaças de morte, incluindo uma que mencionava uma data futura não especificada. O pacote foi colocado no correio em 25 de junho de 2022 antes de ser entregue na sede corporativa da Nintendo em Kyoto.

A suspeita foi descrita pelo Kyoto Shimbun como uma “permatemp feminina” presa por “suspeita de intimidação” contra um executivo da Nintendo.

A identidade do executivo em questão não é conhecida, mas acredita-se que a suspeita tenha enviado ao indivíduo um pacote contendo declarações como “ei, vou te matar” e “morra, Nintendo!”

Segundo a Polícia, a suspeita nunca conheceu o executivo e não há evidências de animosidade pessoal. A polícia afirma que não houve “ressentimento direto” entre as partes envolvidas.

A Nintendo ainda não comentou o caso e a maioria dos detalhes permanece não revelada por conta das leis que protegem a privacidade pessoal.

Esse tipo de incidente infelizmente é comum na indústria de jogos. Embora não pareça haver nenhuma conexão entre os dois casos, a Bungie foi atacada em julho de 2022 por causa das mudanças feitas pelo desenvolvedor em Destiny 2.

“O assédio com o qual lidamos não são apenas respostas rudes no Twitter ou comentários vagos”, disse na época o gerente sênior da comunidade, Dylan Gafner. “Houve ameaças reais contra nosso pessoal e nosso estúdio.” Gafner continuou mencionando que parte do assédio foi direcionado a ele e sua família.

Semelhante a muitas outras desenvolvedoras, a Bungie já foi forçada a entrar com uma ação legal por causa de tal assédio, mas se a Nintendo acabará seguindo o exemplo neste caso em particular, ainda não se sabe.