Uncharted: Legacy of Thieves Collection
Uncharted: Legacy of Thieves Collection (Créditos Imagem - Sony).

Se você é fã de Uncharted e tem esperanças de que um novo jogo da série seja lançado, sinto te desanimar, mas talvez isso não aconteça. Pelo menos é o que Neil Druckmann deu a entender quando usou o termo “deixar”, ao falar sobre a franquia.

Desde o lançamento de The Last of Us Part 2 em 2020, a Naughty Dog não fala sobre o que está trabalhando a seguir, revelando apenas a sequência sem título de Factions (multiplayer baseado no universo de The Last of Us) que está em desenvolvimento há algum tempo.

Isso levou a muita especulação sobre qual será seu próximo grande jogo single-player e, embora ainda não tenhamos muita ideia, agora podemos dizer com certeza que não será Uncharted.

Durante uma entrevista com o Buzzfeed, o co-presidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, falou sobre o que o estúdio pode fazer no futuro, principalmente em resposta aos pedidos de The Last of Us Part 3, ele disse que se o estúdio conseguir criar uma história convincente para a Parte 3 e for apaixonado pelo projeto, ele fará.

Caso contrário, pode decidir deixar a série, como escolheu fazer com sua outra franquia de grande sucesso, Uncharted.

“A Sony nos apoiou a cada passo do caminho para seguir nossas paixões – o que significa que só porque algo é bem-sucedido, as pessoas pensam que há toda essa pressão e temos que fazer uma sequência. Esse não é o caso. Para nós, Uncharted foi um sucesso insano – Uncharted 4 foi um dos nossos jogos mais vendidos – e podemos colocar nossa pincelada final nessa história e dizer que terminamos. Estamos seguindo em frente.” – disse Druckmann

Uma luz no fim do túnel

Uncharted: Legacy of Thieves Collection
Uncharted: Legacy of Thieves Collection (Créditos Imagem – Sony).

Enquanto Druckmann afirma que a Naughty Dog deixou a série, em abril do ano passado, uma recrutadora do estúdio aparentemente deu a entender que a Sony poderia estar planejando futuros lançamentos de Uncharted.

Ao anunciar que se juntou à Naughty Dog, Christina-Marie Drake McBrearty disse que era especial “construir equipes futuras não apenas para novos títulos, mas para o legado de Uncharted”.

Uma lista de empregos no final do ano passado também dizia que uma nova equipe de desenvolvimento interno da Sony estava co-desenvolvendo um jogo com a Naughty Dog baseado em “uma franquia amada”.

Outros estúdios de propriedade da Sony já desenvolveram spin-offs ou remasterizações de Uncharted, incluindo Bend Studio (Uncharted: Golden Abyss) e Bluepoint Games (Uncharted: The Nathan Drake Collection).

A Naughty Dog desenvolveu Uncharted: Drake’s Fortune (2007), Uncharted: Among Thieves (2009), Uncharted: Drake’s Deception (2011), Uncharted 4: A Thief’s End (2016) e sua expansão autônoma Uncharted: The Lost Legacy (2017).

Ela também trabalhou com a versão de PS5 de Uncharted: Legacy of Thieves Collection, que foi lançado em 2021 e incluiu remasterizações de Uncharted 4 e The Lost Legacy.