Yuzu

Ontem ficamos sabendo por meio do jornalista Stephen Totilo que a Nintendo entrou com uma ação judicial contra os criadores do emulador Yuzu, acusando-os de apoiar a pirataria e exigindo o encerramento do desenvolvimento do emulador e indenização por danos.

A reclamação de violação de direitos autorais apresentada pela Nintendo of America afirma que Yuzu (do desenvolvedor Tropic Haze LLC) contorna ilegalmente a criptografia de software e os sistemas de proteção de direitos autorais dos jogos Nintendo Switch e, assim, promove a pirataria e a violação de direitos autorais sob a Lei Digital Millennium Copyright Act (DMCA).

A Nintendo afirma que o emulador Yuzu gratuito do Tropic Haze permite ilegalmente que jogos Switch piratas sejam jogados no PC e em outros dispositivos, contornando as proteções da Nintendo.

Ao saber do processo, os usuários decidiram apoiar os desenvolvedores do emulador: muitos deles estão pedindo à equipe Yuzu que não desanime e “faça uma vaquinha” para que possam ter apoio financeiro para se defender contra a empresa japonesa e continuar desenvolvendo o emulador.

Considerando que os usuários doam astronômicos US$ 30.000 por mês apenas para o desenvolvimento do emulador, é provável que os criadores do Yuzu consigam arrecadar dinheiro suficiente para despesas judiciais contra a Nintendo.

Vamos aguardar os próximos passos desta guerra entre a Big N e Yuzu que está só começando.