O chefe da divisão de publicidade da CD Project RED, Michal Platkow-Gilewski, deu uma entrevista sobre a próxima expansão Phantom Liberty para Cyberpunk 2077 e ao mesmo tempo falou sobre os assuntos internos do próprio estúdio.
Segundo ele, a CD Project está agora em uma boa posição, embora o caminho até aqui tenha sido “acidentado” devido ao lançamento problemático de Cyberpunk 2077.
“O jogo seria incrível e estávamos todos [no estúdio] muito empolgados. No entanto, o hype foi acompanhado de muita pressão. E então veio o lançamento e o conto de fadas acabou.”
Platkov-Gilewski então entendeu que a situação acabou sendo um fracasso, e o estúdio teria que fazer grandes esforços para reconquistar a confiança dos jogadores. Mas os autores pretendem fazê-lo.
Os problemas no lançamento do Cyberpunk 2077 levaram a CD Project a repensar várias áreas – sobre a escolha do motor gráfico, o processo de trabalho e a própria estrutura da empresa.
“O tempo após o lançamento do jogo foi difícil, mas eu sabia que ainda tínhamos as mesmas pessoas no time. Os jogadores também não mudam…só precisamos construir relacionamentos com eles. E a única coisa que podemos fazer é mostrar do que somos capazes. Parece-me que em breve o poderemos fazer, marcando um “novo começo” para todos.”
A necessidade de mudança para o estúdio já era evidente durante o desenvolvimento do próprio Cyberpunk 2077, mas todos estavam extremamente ocupados no contexto do prazo que se aproximava.
Platkov-Gilewski admitiu que a reformulação levará algum tempo, mas acredita em um futuro melhor para o estúdio.
Por exemplo, agora os autores precisam considerar a abordagem de trabalhar em grandes grupos, pois no processo de criação do Cyberpunk 2077, o número de funcionários aumentou.
É necessário que esses grupos possam ouvir uns aos outros e combinar com sucesso os resultados de seus trabalhos.
“Quero me reconectar com os jogadores, pois as pessoas nos seguem há anos e ficaram decepcionadas com o resultado. Para mim, isso é o mais importante. Temos que fazer um jogo para eles.”
Anteriormente, os desenvolvedores não aceitavam dinheiro para DLC de Cyberpunk 2077, porque não o consideravam certo – essas atualizações de conteúdo não exigiam muito esforço para serem criadas.
Porém, com Phantom Liberty as coisas são diferentes, pois a escala da novidade é muito maior, além disso, um novo ator popular na pessoa de Idris Elba foi especialmente atraído para o trabalho.
Ele foi escalado porque Elba exalava uma “aura” de James Bond que se encaixa na história de espionagem local.
Phantom Liberty está programado para ser lançado em 26 de setembro.