famicom - family computer - nintendo

Este sábado (15/07/2023) marcou o 40º aniversário do lançamento do icônico console doméstico de videogame Family Computer, conhecido fora do Japão como Nintendo Entertainment System e aqui no Brasil apelidado carinhosamente de Nintendinho.

O Nintendinho me traz boas lembranças, pois foi o meu primeiro contato com o mundo dos videogames. Inclusive, eu menciono isso aqui na minha Bio. Se você já leu algum outro post meu, talvez tenha notado.

E o meu Nintendinho era justamente este que faz 40 anos hoje, que é o modelo japonês, lançado em 1983.

O modelo americano é bem diferente do nipônico, apesar de ter o mesmo hardware interno e rodar os mesmos jogos do Famicom japonês, tem um design diferente, além de ter sido lançado em 1985.

Na imagem abaixo você consegue ver a diferença entre os dois modelos. O da esquerda é o Famicom e o da direita é o NES, o modelo americano:

A popularidade do console cresceu com jogos de sucesso como a série Super Mario, muitos dos quais ainda são muito populares entre os jogadores de hoje.

Em julho de 1983, o Family Computer, também conhecido como Famicom, foi colocado à venda no Japão.

O console se tornou popular porque permitia que vários jogos fossem jogados nas televisões em casa, enquanto os jogos de fliperama eram a norma naquela época.

Antes de interromper a produção em 2003, a Nintendo vendeu 61,91 milhões de unidades do console em todo o mundo.

Desde o início do Famicom, muitas empresas lançaram consoles de jogos, o que aumentou a concorrência no mercado.

Nos últimos anos, a popularidade dos consoles, que permitem aos jogadores experimentar o mundo dos jogos por meio da tecnologia de realidade virtual, capacitou as pessoas que jogam.

Ao mesmo tempo, a demanda por “jogos retrô” está crescendo. A Nintendo lançou alguns de seus jogos mais antigos no console Nintendo Switch mais recente por meio de um serviço de assinatura paga que oferece a mesma aparência e sons que os jogadores gostavam de jogar no Famicom.

Em homenagem ao 40º aniversário, a Nintendo lançou um site dedicado que mostra as origens de franquias de jogos de sucesso como Super Mario e Legend of Zelda, bem como jogos anteriores, incluindo aqueles desenvolvidos por outros fabricantes.

Além do site, uma conta oficial no Twitter foi inaugurada para os japoneses seguirem e a Nintendo promete novidades relacionadas ao NES ao longo do próximo ano.

A Nintendo espera que o aniversário seja uma oportunidade para os fãs de jogos e outros refletirem sobre a história do Famicom, que iniciou o negócio de consoles de videogame da empresa.